Programa de aceleração

2ª edição do Patiente Innovation Bootcamp arranca a 30 de agosto

Este ano irá realizar-se a segunda edição do Patient Innovation Bootcamp, uma colaboração entre o Patient Innovation, EIT Health, Copenhagen Business School, IESE Business School, Biocat, Glintt, University of Copenhagen, NOVA Medical School e NOVA SBE. O Patient Innovation Bootcamp 2021 é um programa de aceleração que visa apoiar pacientes, cuidadores informais e colaboradores na implementação e desenvolvimento de soluções inovadoras que desenvolveram para ajudá-los a lidar com uma necessidade imposta pelo seu estado de saúde.

Desta forma, o Bootcamp consistirá em duas semanas presenciais, a primeira em Lisboa e a terceira em Copenhaga, intercaladas com uma semana de sessões online a partir de Barcelona.

Em ambos os formatos serão disponibilizados materiais de e-learning projetados para ajudar as equipas a desenvolver e lançar seus dispositivos, ferramentas de diagnóstico ou inovações digitais em saúde. Na semana em Lisboa as equipas iram focar-se no desenvolvimento e validação das soluções, de seguida vão desenvolver um plano de negócios durante a semana de Barcelona, e por fim vão aprender a consolidar, implementar e difundir as suas soluções na última semana em Copenhaga.

Nesta segunda edição do Bootcamp vão participar 11 equipas de 9 países diferentes que apresentam uma grande variedade de soluções entre aplicações e dispositivos, que durante as 3 semanas do Bootcamp irão desenvolver as suas soluções e aprender mais com os inúmeros mentores, experts e speakers convidados, os quais vão estar em estreita relação com as equipas, de forma a fomentar o desenvolvimento sólido de cada uma das ideias ou soluções. Adicionalmente, todas as equipas irão participar no EIT Health Bootcamp Tour no final de 2021, que consiste num evento no qual todos os participantes de EIT Health Bootcamps participam em diferentes workshops e momentos de networking.

A Patient Innovation é uma plataforma internacional, multilíngue e sem fins lucrativos, desenvolvida em 2014 com o objetivo de compartilhar soluções criadas por doentes e ajudar a melhorar vidas. Trata-se de uma plataforma online onde doentes e cuidadores de todo o mundo se ligam para partilhar soluções que os próprios desenvolveram, ou que criaram com a ajuda de um colaborador, para ultrapassar um desafio imposto por um problema de saúde.

Em 2016, a Patient Innovation foi reconhecida pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, como um dos cinco projetos selecionados como exemplo de "Compromissos com Ação Coletiva" numa conferência em Nova Iorque. Recentemente, o Patient Innovation foi nomeado pelas Nações Unidas como um exemplo de Boas Práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals - SDG). Esta nomeação de Boas Práticas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável deve-se à contribuição para dois dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: # 3 (Boa saúde e bem-estar) e # 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura).

Para mais infromações, consulte: https://patient-innovation.com/

Fonte: 
Copenhagen Business School
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Copenhagen Business School