Combater o isolamento da diabetes

25 jovens com diabetes tipo 1 sobem ao topo da Serra da Estrela na 4.ª Expedição APDP

Após um ano de interrupção devido à pandemia por Covid-19, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) organiza mais uma edição das suas Expedições Anuais, tendo este ano como destino a Serra da Estrela. Esta é a 4.ª edição da iniciativa e contará com 25 participantes com diabetes tipo 1 que participarão em 3 dias de caminhada intensa em montanha em diversos pontos da Serra da Estrela. Estas atividades obrigam à otimização da autogestão da diabetes já que o controlo da diabetes é fundamental em condições climáticas adversas com elevada exigência física.

O grupo é composto por pessoas com diabetes tipo 1, uma equipa de saúde da APDP composta por um médico e um enfermeiro, uma equipa de guias da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e uma equipa de especialistas de Busca e Resgate em Montanha da Guarda Nacional Republicana (GNR).

“Esta expedição é sem dúvida uma experiência enriquecedora para todos e que nos dá ferramentas para educar os jovens para o autocuidado da diabetes. É importante que as pessoas saibam que uma gestão adequada da diabetes deve incluir exercício físico, por vezes intenso, como são as expedições.”, refere José Manuel Boavida, Presidente da APDP.

“Consideramos que estas atividades são fundamentais para estimular uma melhor relação com a diabetes, promovendo um ambiente de desafio e partilha em grupo. Iniciativas para faixas etárias mais novas, como os campos de férias para crianças e jovens com diabetes, são uma realidade mais frequente. Esta expedição tem como público-alvo um grupo mais velho, que tem o desafio de integrar a diabetes na sua vida familiar e profissional, combatendo o isolamento referido por muitas das pessoas com diabetes tipo 1.”, refere João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP.

Desde o seu lançamento, em 2017, foram já cerca de 90 os participantes que tiveram oportunidade de participar nas expedições da APDP, uma iniciativa que tem como objetivo educar para o tratamento da diabetes em contexto de desporto intenso, bem como enfatizar a importância e benefícios do exercício físico como meio de gestão diária de um eficaz tratamento da doença, promovendo uma vida saudável.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Guia da Cidade