Covid-19

20 toneladas de equipamento e material médico já chegou a Lisboa

O avião da TAP fretado pelo Estado português, com 20 toneladas de equipamento e material médico proveniente de Pequim, designadamente 144 ventiladores e 200 monitores, aterrou ontem no aeroporto de Lisboa.

O Airbus A330-941 chegou a Lisboa também com um milhão de máscaras cirúrgicas, 6.680 máscaras FFP2, 17 mil fatos de proteção e três mil viseiras.

“Sinalizamos neste dia a chegada ao nosso país da primeira entrega de novos ventiladores no âmbito do plano de reforço da capacidade em que temos vindo a trabalhar intensamente, em articulação com várias áreas governativas. Além da Saúde, os Negócios Estrangeiros, os Assuntos Fiscais, Economia e Defesa”, afirmou a Secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

“Num contexto de grandes exigências no mercado internacional por todos conhecidas, com o contributo inestimável de várias entidades privadas e com a valiosa intervenção do melhor da nossa diplomacia, está a ser possível fazer chegar a Portugal este equipamento que é, como sabemos, imprescindível no sucesso do combate a esta pandemia e, acima de tudo, para salvar vidas”, acrescentou Jamila Madeira.

Entre os doadores do material destacam-se a EDP, a empresária Ming-Chu Hsu, a REN, o ISCTE, a câmara de Vizela e o treinador de futebol Vítor Pereira.

O material vai ser distribuído por várias unidades hospitalares de todas as regiões do país.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
SNS