Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

1ª Bienal de Investigação em Enfermagem a partir de Coimbra nos dias 8 e 9 de junho

Decorre, já nos dias 8 e 9 de junho (amanhã e quarta-feira), a 1ª Bienal de Investigação em Enfermagem, evento online organizado pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), que é acolhida na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Sendo um duplo encontro, que junta o II Simpósio Internacional de Cuidados de Saúde Baseados na Evidência e o VI Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa, esta bienal começa (amanhã, às 11h00) com uma conferência (“Ecossistema da evidência”) do diretor da Divisão de Síntese da Ciência do Instituto Joanna Briggs, da Universidade de Adelaide (na Austrália), Edoardo Aromataris.

“Sintetizadores de evidência” e “Implementadores e avaliadores de evidência” são os títulos dos dois painéis do II Simpósio Internacional de Cuidados de Saúde Baseados na Evidência.

Ministra da Coesão Territorial fala sobre resultados da ciência para a saúde das populações

Por sua vez, o congresso, no dia seguinte (9 de junho), trará para o debate assuntos relacionados com o financiamento da investigação, o desenvolvimento da ciência em saúde e os resultados da ciência para a saúde das populações e para a coesão social. Sobre estes assuntos falarão, respetivamente, José Paulo Esperança (vice-presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia), Amílcar Falcão (reitor da Universidade de Coimbra) e Ana Maria Abrunhosa (ministra da Coesão Territorial).

Ética na ciência, investigação em cuidados de enfermagem diferenciados e complexos, edição e disseminação do conhecimento científico, boas práticas em cuidados transfronteiriços e equidade e literacia em saúde serão outros temas em destaque, no período da tarde.

Antes, pelas 12h30, será tempo para ouvir a presidente da Escola de Enfermagem da Universidade Johns Hopkins (EUA), Patricia Davidson, falar sobre “O impacto da investigação e ação da enfermagem na saúde global”.

O VI Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa termina pelas 17h15, com as “notas de encerramento” a cargo do coordenador científico da UICISA: E, João Apóstolo.

A 1ª Bienal de Investigação em Enfermagem organizada pela UICISA: E, que é avaliada e acreditada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, contará com a intervenção de reputados preletores provenientes de instituições de vários países, como Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América, Irlanda, País de Gales, Portugal, República Checa e Turquia.

Paralelamente, serão realizadas três reuniões científicas, sobre “Síntese da Ciência: O desafio da pesquisa para revisões sistemáticas” (8 de junho), “Comunicação da Ciência e redes de disseminação da Ciência” (9 de junho) e “Pesquisa-ação Participativa em Saúde” (9 de junho).

A UICISA: E integra cerca de 170 investigadores doutorados e não-doutorados de 24 instituições académicas e clínicas, que atuam em mais de 30 redes internacionais de interesse para a enfermagem no mundo, influenciando políticas, liderando e colaborando em projetos financiados.

Mais informações sobre o programa da 1ª Bienal de Investigação em Enfermagem estão disponíveis no sítio do evento na Internet, em www.esenfc.pt/event/congresso6uicisa.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.