Segunda fase de testagem

150 mil trabalhadores docentes e não docentes começam a ser testados no início da semana

A garantia do Ministério da Educação que já confirmou que a segunda fase dos processos de testagem de professores e funcionários das escolas prossegue na próxima segunda-feira, dia 5 de abril, dia em que regressam às aulas presenciais os alunos do 2º e 3º ciclos.

“O processo de testagem em estabelecimentos de educação e ensino do setor público e do setor privado prossegue a partir da próxima segunda-feira, coincidindo com o início do 3.º período letivo e com a retoma das atividades presenciais dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico”, escreve em comunicado.

De acordo com o Ministério da Educação cerca de “150 mil trabalhadores docentes e não docentes vão ser testados entre os dias 5 e 9 de abril, dando continuidade à implementação da Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 e de acordo com a conhecida orientação conjunta do passado mês de março”.

Durante este processo garante que “será testada a totalidade de pessoal docente (PD) e de pessoal não docente (PND) dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico (do 5.º ao 9.º ano) dos estabelecimentos de todos os concelhos, bem como a totalidade de PD e PND da Educação Pré-Escolar, 1.º ciclo do ensino básico, e todos os trabalhadores de AAAF, AEC e CAF1 dos concelhos com taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias”.

“De acordo com informação prestada pela Direção-Geral da Saúde, todos os docentes e não docentes vacinados deverão ser igualmente testados», revela o comunicado adiantando que «entre a primeira fase (que se iniciou em janeiro) e a segunda fase (que arrancou no passado dia 15 de março) foram já realizados mais de 150 mil testes de antigénio à Covid-19”.

 

Fonte: 
Ministério da Educação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.