1,4 toneladas de alimentos apreendidos em operação da ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou, a nível nacional, uma operação de fiscalização, dirigida a Supermercados e Hipermercados, atendendo à grande afluência dos consumidores a este tipo de operadores económicos, tendo como objetivo verificar o cumprimento das regras legais aplicáveis ao setor bem como garantir a Segurança Alimentar dos géneros alimentícios", explica a ASAE em comunicado.
Para além das apreensões foram instaurados dois processos-crime por especulação de preços e usurpação e 34 processos de contraordenação.
Incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, falta de controlo metrológico em instrumentos de pesagem, falta de preços ou a falta de indicações específicas de rotulagem são algumas das contraordenações
Dos alimentos apreendidos, a maioria foi retirada dos supermercados por falta de requisitos. 1,2 toneladas correspondiam a fruto secos e cerca de 200 kg a géneros alimentícios diversos, como carne e fruta fresca. Foram apreendidos ainda 23 instrumentos de pesagem.
Em comunicado a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica assegura que vai continuar “a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos e de forma a garantir a Segurança Alimentar dos produtos".