Notícias de Diabetes

Campanha de sensibilização
Estima-se que 6 em cada 10 episódios de hipoglicemia não são tratados adequadamente, por isso hoje é lançada a campanha “Hipoglicemia. Uma já pode ser demais”, que pretende alertar as pessoas com diabetes, respetivos familiares e toda a sociedade civil para os perigos das hipoglicemias.
Presença internacional
O presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), José Manuel Boavida, foi eleito para o Board of Directors da International Diabetes Federation Europe, enquanto o professor João Nabais, assessor da direção da APDP, foi eleito vice-presidente da IDF no decorrer do congresso internacional da organização, que se realizou entre 4 e 6 de dezembro, em Busan, na Coreia.
Prevenir a Diabetes
Programa mundial de parcerias presente em 26 cidades (Lisboa é a 26ª) pretende reduzir a curva de crescimento da prevalência da diabetes para que até 2045 esta doença não afete mais de 1 em cada 10 pessoas em todo o mundo.
FPAD deixa alerta
Em Portugal são mais de três milhões de pessoas que sofrem de diabetes e de pré-diabetes, uma doença que apresenta números esmagadores e que é considera a quarta causa de morte a nível nacional. A patologia triplica ainda a mortalidade nas pessoas com cancro, doenças respiratórias e cardiovasculares.
14 de novembro | Dia Mundial da Diabetes
Especialista da APDP alerta para a necessidade de deixarmos de ser “uma sociedade facilitadora da diabetes e da obesidade”.
Observatório Nacional da Diabetes
Nos últimos três anos verificou-se ainda um número muito elevado de novos casos de diabetes diagnosticados anualmente em Portugal, revelam os dados apurados pelo Observatório Nacional da Diabetes (OND) da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e lançados hoje, véspera do Dia Mundial da Diabetes.
Falta de controlo
Numa altura em que mais de 422 milhões de adultos sofrem de diabetes, tem-se verificado melhorias no tratamento clínico da doença, com a incorporação de novos medicamentos para o seu controlo. Quem o diz é Rodrigo Oliveira, coordenador do departamento de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Cruz Vermelha, a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala no próximo dia 14 de novembro. No entanto, a falta de controlo dos doentes é “assustadora”.
Experiência com ratinhos
Recentemente, um grupo de investigadores conseguiu converter células estaminais mesenquimais, obtidas a partir de sangue do cordão umbilical, em células produtoras de insulina e transplantá-las para animais diabéticos, onde passaram a produzir insulina, necessária para controlar os níveis de glicose no sangue.
Metade dos casos são evitáveis
A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), em conjunto com a International Diabetes Federation (IDF), alerta para o impacto da diabetes nas famílias, com a campanha de sensibilização “Diabetes: Proteja a sua família”, lançada a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro.
Diabetes
O Núcleo de Estudos de Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) quer incentivar as famílias portuguesas a não consumirem açúcar, por um dia, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diabetes, que este ano tem como tema a “Família e a Diabetes”.

Páginas