Gripe com baixa incidência e tendência decrescente

De acordo com o documento, a taxa de incidência foi de 41,7 por 100 mil habitantes (47,8 na semana anterior), numa semana em houve um aumento de casos de gripe na Europa.
Na semana passada, o vírus da gripe do tipo A foi o mais detetado, em 12 dos 22 casos analisados, um valor semelhante ao de semanas anteriores.
O Instituto Nacional de Saúde salienta que os vírus da gripe circulantes são, na sua maioria, semelhantes aos vírus contemplados na vacina antigripal, que foi distribuída para este inverno.
No boletim, o Instituto explica que, na semana em questão, foram admitidos 17 novos casos de gripe em unidades de cuidados intensivos, “estimando-se em 6,3% a taxa de admissão por gripe”, em unidades de cuidados intensivos.
Este valor é mais elevado do que o estimado em semanas anteriores, diz-se ainda no documento, no qual se explica que, em 85% dos doentes, foi identificado o vírus influenza A.
O Instituto afirma ainda que a mortalidade por todas as causas, na primeira semana de fevereiro, foi de acordo com o esperado, e que as temperaturas estiveram em valores próximos do normal.