Investigadores consideram

Avanços na saúde ameaçados pelas alterações climáticas

A maior frequência de fenómenos meteorológicos extremos está a mudar os padrões de propagação de doenças infecciosas e a aumentar os casos de insegurança alimentar e má nutrição. E isto pode aniquilar os avanços científicos dos últimos 50 anos, alerta um estudo científico.

"As alterações climáticas constituem uma emergência médica e, portanto, requerem uma resposta urgente", defende Hugh Montgomery, diretor do Instituto para a Saúde Humana do University College London.

A ameaça que as alterações climáticas representam para a saúde humana é tão importante que pode comprometer os avanços conseguidos no último meio século.

A conclusão é de um estudo divulgado esta terça-feira pela revista "The Lancet".

Segundo a comissão para as alterações climáticas criada por esta revista médica, o controlo das emissões de carbono pode representar inúmeros benefícios para a saúde, já que a poluição do ar favorece diversas patologias respiratórias e cardiovasculares.

"A consequência das mudanças climáticas ameaça minar os avanços realizados há meio século no desenvolvimento e na saúde global", insistem os especialistas.

Entre os efeitos indiretos para a saúde, os investigadores citam a poluição urbana, os problemas de segurança alimentar e o desenvolvimento de doenças transmitidas por mosquitos que se propagam para as zonas mais quentes, devido ao aquecimento do planeta.

A crise exige "uma resposta urgente, utilizando as tecnologias disponíveis atualmente", alerta o professor Montgomery, que denuncia a lentidão do processo internacional de negociações sobre o clima.

Em apenas um ano, esta é a terceira advertência dos especialistas sobre os efeitos das alterações climáticas na saúde humana.

Fonte: 
Sapo Saúde
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock