Equipamento "raro" para operar cataratas

Em comunicado, a Câmara de Famalicão refere que a criação daquele centro oftalmológico será concretizada graças às obras de ampliação do hospital, que o dotaram de mais 6 mil metros quadrados.
Orçada em sete milhões de euros, a ampliação do hospital, que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia, está “praticamente concluída”, devendo as novas instalações abrir em Maio.
A área que vai ficar devoluta acolherá o centro de oftalmologia, com duas unidades de bloco operatório, apetrechadas de um novo equipamento “raro” para a cirurgia de cataratas a lazer.
“Isto representa uma mais-valia para este hospital e uma oferta quase única na área da oftalmologia”, referiu o director clínico do hospital, Salazar Coimbra, citado no comunicado municipal.
A área devoluta será ainda utilizada para um alargamento dos cuidados continuados, que passará a disponibilizar até 57 camas.
No novo espaço, foi criada uma área para fisioterapia que concentrará todos os serviços desde ginásio a sala de hidroterapia, tendo também sido aumenta a zona de internamentos e criadas novas salas de bloco operatório.