APIR partilha informação sobre nutrição adequada à insuficiência renal crónica

Durante o ano de 2015 a APIR, em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) e a nutricionista Ana Rita Mira, vai levar a efeito um ciclo de cinco workshops de culinária destinados a pessoas com Insuficiência Renal Crónica (IRC) e seus cuidadores. O primeiro workshop irá ocorrer no próximo dia 19, segunda-feira, subordinado ao tema “Cozinha de Inverno”.
Os Workshops são gratuitos e terão uma duração total de 3 horas, composta por uma componente teórica de 30 minutos, ministrada pela nutricionista Ana Rita Mira, e por uma componente prática, conduzida pelos Chefs Orlando Castro e Jorge Pardal que, numa cozinha técnica, orientarão os formandos na confecção dos pratos.
Ao longo dos workshops irá sendo dada informação relativa a técnicas de confecção saudável e escolhas alimentares para os doentes renais em hemodiálise, ao mesmo tempo que os participantes poderão colocar as suas dúvidas de modo a tornar o momento mais interactivo entre todos. No final de cada workshop, haverá um momento de convívio e no qual os formandos serão convidados a degustar o menu que foi confeccionado.
A APIR recorda que os conselhos nutricionais sobre a dieta de uma pessoa com IRC são importantes para a sua qualidade de vida, e espera replicar esta experiência noutras regiões do país.
Esta primeira edição do Ciclo de Workshops teve início em Dezembro e destina-se especificamente a doentes em hemodiálise e seus cuidadores, contudo, esta oferta poderá ser alargada em futuras edições a outros grupos de IRC, tais como, IRC estadios 3 e 4, Diálise Peritoneal, transplantados e crianças e jovens.
A importância de uma boa nutrição para um doente com Insuficiência renal Crónica
A IRC caracteriza-se por ser uma doença que apresenta necessidades nutricionais específicas e diferentes ao longo da sua progressão clínica, desde o seu diagnóstico até às terapias de substituição da função renal e transplante. A alimentação ganha, portanto, uma enorme importância na progressão da doença e na manutenção de um adequado estado de saúde e bem-estar do doente. A alimentação tem como objectivo suprir necessidades específicas e, por isso, implica um processo de adaptação do doente a algumas alterações do seu padrão alimentar e da forma como preparam os alimentos. Neste contexto a nutricionista Ana Rita Mira teve a iniciativa de propor esta iniciativa à APIR e à Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, de modo a proporcionar às pessoas a oportunidade de se dotarem da capacidade de fazerem escolhas alimentares mais adequadas e de aprenderem técnicas de preparação e confecção dos alimentos adaptadas às suas recomendações nutricionais, que poderão reproduzir no seu dia-a-dia familiar. De acordo com dados de 2010, na região correspondente à Administração Regional Centro, existem cerca de 1800 doentes em hemodiálise, dispersos por 14 unidades de hemodiálise. Dado o carácter mais regional destes eventos, estima-se que o público-alvo provenha de unidades dos concelhos de Coimbra, Figueira da Foz, Pombal e Aveiro.
“Pretendemos mostrar o leque variado de menus que se podem compor nutricionalmente equilibrados e saborosos, com a enorme variedade de alimentos que temos disponíveis ao longo do ano”, afirma a nutricionista. “Além de tudo isto, dada a componente muito prática dos workshops, testemunhámos que este projecto ganha uma relevância ainda maior pelo momento de convívio e troca de experiências que proporciona entre todos os participantes e os intervenientes, demarcando ainda mais a sua originalidade na área dos cuidados renais em Portugal.”
Para se inscrever nos Workshops de Culinária, até dia 5 de cada mês, referente ao workshop desse mês através de www.apir.org.pt/ - [email protected] – 218 371 654 - 218 370 826 (Fax).