Praias

Veja o ranking dos concelhos com mais bandeiras azuis

Saiba quais são os concelhos com mais bandeiras azuis em Portugal.

01. Albufeira

Bandeiras azuis: 23

Da praia da Coelha à praia dos Salgados, Albufeira é o concelho do Algarve com mais bandeiras azuis no país. Uma das distinguidas - a praia da Falésia - foi recentemente eleita a 25.ª melhor da Europa e a melhor de Portugal, pelo site TripAdvisor. Os visitantes descreveram a estância abrigada debaixo de uma arriba de argila vermelha como "simplesmente deslumbrante".

02. Vila Nova de Gaia

Bandeiras azuis: 18

A temperatura média das águas ronda os 16ºC mas não é por isso que as praias de Miramar, de Dunas Mar ou dos Salgueiros são menos frequentadas: recebem, em média, na época balnear, mais de 300 mil banhistas. Todas as praias do concelho irão hastear a bandeira azul.

03. Cascais

Bandeiras azuis: 11

Das 17 praias do concelho, 11 têm bandeira. Há as com o mar mais calmo, como Carcavelos ou a Parede (ambas vigiadas durante a época balnear), e a mais procurada pelos praticantes de windsurf: a praia do Guincho, com os característicos ventos de norte, e rodeada por dunas e pela serra de Sintra.

04. Loulé

Bandeiras azuis: 10

A mais conhecida é a de Vilamoura, a mais concorrida durante o Verão é a de Quarteira e um dos melhores refúgios é a do Ancão, que fica na área protegida do Parque Natural da Ria Formosa e o extenso areal evita as enchentes.

05. Matosinhos

Bandeiras azuis: 10

As águas são frias - a temperatura média ronda os 14ºC -, os areias extensos. A praia do Aterro é a ideal para praticantes de surf e bodyboard, a praia do Marreco, como com a maré cheia forma pequenas poças, é ideal para as crianças.

06. Grândola

Bandeiras azuis: 9

Da lista fazem parte a conhecidíssima Comporta, mas também praias mais selvagens como a da Aberta Nova, que na época balnear tem nadador-salvador. Parte do acesso ainda é por terra batida.

07. Vila do Bispo

Bandeiras azuis: 9

Os surfistas são sobretudo fãs da praia do Castelejo, situada na rochosa Costa Vicentina, e da Cordoama, localizada numa baía cercada por falésias íngremes. Uma das mais procuradas é a do Burgau.

08. Viana do Castelo

Bandeiras azuis: 8

As temperaturas são para os mais corajosos: a da água ronda os 16ºC e a do ar, no Verão, os 19ºC. Afife, por exemplo, tem bandeira azul desde 1988.

09. Póvoa do Varzim

Bandeiras azuis: 8

A praia da Fragosa é tipicamente piscatória, ideal para banhos em família. A praia do Paimo é mais procurada por surfistas. A da Lagoa tem areia branca e poucos penedos e é uma das mais frequentadas durante a época balnear.

10. Torres Vedras

Bandeiras azuis: 9

O litoral do concelho tem 20 km de costa. Santa Cruz é a mais concorrida mas pode optar por praias como a Formosa, com piscinas naturais, e a do Mirante ou ainda a do Navio, com ondas especialmente apelativas para os praticantes de desportos de mar.

11. Peniche

Bandeiras azuis: 6

A mais conhecida é aquela onde se podem encontrar as ondas mais tubulares e rápidas: a de Supertubos. A da Consolação, com acesso para deficientes, é procurada pelas condições terapêuticas.

12. Odemira

Bandeiras azuis: 6

Vila Nova de Mil Fontes e Zambujeira do Mar têm as maiores enchentes de banhistas, sobretudo no período do Festival do Sudoeste. Para quem procura praias mais calmas e areais extensos, sobra Almograve: o acesso não é o mais fácil mas, em compensação, não está cercada por hotéis nem urbanizações. Só arribas.

As praias com calendário antecipado ou reduzido

Época antecipada
• Cascais – nas 15 praias do concelho, a época balnear vigora entre 1 de Maio e 15 de Setembro.
• Vila do Bispo – As quatro praias do concelho de Vila do Bispo (Algarve) – Burgau, Mareta, Martinhal e Salema – têm o período mais alargado de licença de prática balnear, entre 1 de Maio e 31 de Outubro
• Albufeira e Portimão – Nas 25 praias do concelho de Albufeira e ainda na praia da Rocha (Portimão) a época balnear foi fixada entre 14 de maio e 16 de Outubro.
• Oeiras – Na praia da Torre em Oeiras a época balnear começa a 15 de Maio e termina a 15 de Setembro.

Época reduzida
• Cantanhede – A praia do Palheirão está este ano com período mínimo fixado para a época balnear: entre 1 de Julho e 31 de Agosto
• Alcobaça – Légua e Água Madeiros são as praias que também vão ter o período de vigilância reduzido entre 1 de Julho e 31 de Agosto
• Mação – época balnear começa a 17 de Junho e acaba a 18 de Setembro
• Ferreira do Zêzere – A praia de Castanheira/Lago Azul vão ter vigilância entre 1 de Julho a 31 de Agosto

Fonte: 
iOnline
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock