Novos cursos

Aprender a preparar refeições saudáveis na Escola da Diabetes

Novos Cursos na Cozinha Dietética da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal arrancam a 26 de Março.

Depois do sucesso da última edição, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) lança novos Cursos de Cozinha Saudável, na Escola da Diabetes (Rua do Sol ao Rato, 11), em Lisboa. Ministrados por um Chef de Cozinha e uma Dietista, associam o convívio e a descontracção a uma componente educativa. Cada Curso tem um tema específico, mas todos seguem os princípios do equilíbrio, qualidade e sabor. O primeiro é já no próximo dia 26 de Março e centra-se na primeira e na mais importante refeição do dia: o pequeno-almoço.

 

Cursos e Datas:

 

Pequenos-Almoços

26/Mar

17h30-19h30

Pratos de Microondas

10/Abr

17h30-19h30

Pratos de Baixo Índice Glicémico

23/Abr

15h00-17h30

Pão e Bolachas

15/Mai

15h00-17h30

Doces de Verão quase sem Açúcar

21/Mai

15h00-17h00

Pratos Apetecíveis, Metade das Calorias

18/Jun

17h30-20h00

Legumes para Miúdos

25/Jun

15h00-17h30

 

“Vários estudos indicam que o pequeno-almoço é uma refeição essencial à saúde e ao bem-estar, mas também que esta é uma das refeições mais desvalorizadas e até omitidas do dia. Ajuda a aumentar o gasto energético, a melhorar o rendimento cognitivo, a concentração e a controlar o apetite para o almoço. Este primeiro curso que a APDP disponibiliza, além de dar dicas importantes de como preparar a primeira refeição do dia de forma equilibrada é um excelente programa para fazer em família”, lembra Luís Gardete Correia, presidente da APDP.

Os cereais de pequeno-almoço, por exemplo, mesmo os que são considerados de “dieta”, têm elevadas quantidades de açúcar. Neste primeiro curso da APDP, os participantes podem aprender a fazer o seu muesli, a conhecer quais os melhores alimentos para a primeira refeição do dia e ainda provar panquecas mais saudáveis e igualmente saborosas.

Outras dicas importantes ao nível de uma alimentação saudável, ao alcance de todos, se seguirão nos próximos cursos agendados. “Pratos de Microondas” inicia no dia 10 de Abril e vai permitir aprender a preparar receitas completas de forma rápida e sem sujar tachos e panelas. Já o curso “Pratos de Baixo Índice Glicémico” ajudará a esclarecer os vários mitos associados a este conceito, a interiorizar como funciona e como deve ser utilizado no dia-a-dia. As refeições com um índice glicémico mais baixo podem contribuir para um melhor controlo metabólico e do apetite.

Outro dos cursos a encher de cheiros e sabores a cozinha da Escola da Diabetes é o do “Pão e Bolachas”. “As bolachas são muito comuns na nossa alimentação, crescemos com elas, e esquecemo-nos de que são produtos de pastelaria. Por exemplo, aquelas que encontramos no supermercado, se olharmos para o rótulo, percebemos que são uma "junk food" disfarçada de ‘alimento saudável’. Em termos práticos, muitas destas bolachas são compostas por ingredientes de má qualidade e extremamente calóricas. Assim, deve evitar-se o seu consumo e preferir as caseiras”, refere Joana Oliveira, dietista e uma das formadoras.

“Doces de Verão Quase sem Açúcar”, “Sobremesas simples, frescas e pouco calóricas para o verão”, “Legumes para Miúdos e Graúdos” são outras opções a considerar para saber como tornar alimentos saudáveis mais apetecíveis para as crianças, com receitas que podem ir de um simples puré de batata e legumes a nuggets de legumes.

As inscrições para os Cursos de Cozinha da APDP devem ser feitas através do e-mail [email protected] ou do telefone 213 816 101. O custo associado é de 20 euros, sendo que as crianças até aos 12 anos não pagam.

 

Sobre a diabetes

É uma doença crónica em larga expansão em todo o mundo. Segundo os números da Federação Internacional da Diabetes – IDF, a Diabetes atinge mais de 382 milhões de pessoas em todo o mundo, correspondendo a 8,3% da população adulta mundial e continua a aumentar em todos os países. Em 46% destas pessoas a Diabetes não foi ainda diagnosticada, prosseguindo a sua evolução silenciosa.

A Diabetes é uma doença crónica que tem graves implicações a nível cardiovascular e é a principal causa de insuficiência renal, de amputações e de cegueira. Esta doença é já a quarta principal causa de morte na maior parte dos países desenvolvidos e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda segundo dados fornecidos pela Organização Mundial de Saúde, esta patologia pode conduzir a uma redução da esperança média de vida, pela primeira vez em 200 anos.

Em 2013 a Diabetes matou 5,1 milhões de pessoas. Estima-se que em 2035 o número de pessoas com Diabetes no mundo atinja os 592 milhões, o que representa um aumento de 55% da população atingida pela doença.

Portugal posiciona-se entre os países Europeus que registam uma mais elevada taxa de prevalência da Diabetes.

 

Sobre a APDP

Fundada em 1926, a APDP é a associação de doentes mais antiga do mundo. Com cerca de 50 mil diabéticos inscritos, desenvolve a sua actividades na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com a doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes na sociedade, enquanto elementos activos. A APDP tem sido pioneira na prevenção e educação das pessoas com diabetes. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento, são os principais objectivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes. Inscrições através do e-mail: [email protected] ou do telefone: 213 816 101.Inscrições através do e-mail: [email protected] ou do telefone: 213 816 101.Inscrições através do email: [email protected] ou do telefone: 213 816 101.

Fonte: 
Multicom
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.