Associações de doentes unem-se para promover concurso de pintura que convida a “ver além” da doença

O objetivo desta iniciativa é revelar histórias que não chegam à esfera pública e mostrar que mesmo perante as limitações desta condição de saúde, mantém-se formas profundas de imaginação, criatividade e liberdade.
Para isso, “Ver alEM” desafia pessoas com Esclerose Múltipla, familiares e amigos, maiores de 18 anos, a criarem uma pintura original que represente o seu mundo interior: as emoções, os medos, os sonhos, as motivações e as vivências que marcam o percurso com a doença.
O júri que vai avaliar as obras a concurso é composto por representantes das três associações, por um representante da Merck e pelo artista plástico convidado, Nuno Miles. As melhores pinturas serão apresentadas, a partir de maio, numa exposição itinerante em centros comerciais e hospitais de norte a sul do país. Estas obras selecionadas serão posteriormente vendidas, revertendo as receitas a favor das associações de doentes.
As associações pretendem, com este concurso, sensibilizar a sociedade para as múltiplas dimensões da Esclerose Múltipla e reforçar a necessidade de políticas públicas que promovam diagnósticos mais rápidos, acesso equitativo a tratamentos, melhor literacia em saúde e maior apoio aos cuidadores.
“Ver alEM” procura, acima de tudo, mostrar que, por detrás da doença, existem pessoas com histórias ricas, complexas e cheias de emoção, pessoas que continuam a ver, imaginar, criar e viver intensamente.
Mais informação sobre o Concurso e Regulamento disponível em: www.veralem.pt
