Prémio de Risco Cardiovascular Dr. Pedro Marques da Silva volta a distinguir investigação de excelência

A distinção, com um valor de 5000 € para o trabalho vencedor, representa o reconhecimento e apoio à comunidade científica em Portugal, graças à colaboração entre a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e o Núcleo de Estudos de Prevenção e Risco Vascular (NEPRV), que conta com o patrocínio da Bayer, empresa multinacional que tem vindo a focar-se na investigação e desenvolvimento de medicamentos inovadores destinados à prevenção e tratamento de um amplo espetro de doenças cardiovasculares, tais como a doença renal crónica associada à diabetes tipo 2, a doença coronária, o enfarte agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral, a fibrilhação auricular, a hipertensão arterial, a insuficiência cardíaca, entre outras.
A iniciativa homenageia a memória e o legado do Dr. Pedro Marques da Silva, a quem foi atribuído o Prémio Nacional de Medicina Interna 2020, cuja dedicação e contributo continuam a inspirar a comunidade médica.
Podem concorrer ao prémio trabalhos de investigação desenvolvidos na área do risco cardiovacular, desde que os resultados ou progressos mais relevantes tenham sido obtidos entre o início de novembro de 2025 e 28 de fevereiro de 2026. As candidaturas devem ser enviadas para a sede da SPMI, através do e-mail [email protected], dentro do prazo estabelecido.
Os trabalhos serão avaliados por um júri, constituído por dois membros nomeados pela Direção da SPMI e outros dois pelo NEPRV. O anúncio do vencedor e a entrega do prémio acontecerão este ano, na Sessão de Encerramento do 32.º Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI), que se realizará de 21 a 23 de Maio de 2026, em Portimão, no Algarve.
Para mais informações, consulte o regulamento em: https://www.spmi.pt/premio-de-risco-cardiovascular-dr-pedro-marques-da-silva/.
