Projeto educativo FAST Heroes 112 alcança 1 milhão de crianças em todo o mundo

“Estamos incrivelmente orgulhosos por alcançar este marco e gratos a todas as pessoas que o tornaram possível, incluindo professores, profissionais de saúde, pais, avós e, claro, as crianças”, afirma Jan Van der Merwe, um dos criadores do projeto FAST Heroes. “A missão continua e esperamos agora educar o próximo milhão de crianças. Juntos, podemos salvar o mundo, um avô de cada vez.”
Ao longo da vida, uma em cada quatro pessoas terão um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que continua a ser a principal causa de morte e incapacidade em Portugal e a segunda causa de morte a nível global, provocando, segundo os dados mais atualizados da Organização Mundial do AVC, cerca de sete milhões de mortes todos os anos.
O tempo de reação é vital para o sucesso do tratamento e para minimizar as sequelas. Com isto em vista, o FAST Heroes tem a missão de capacitar as crianças entre os 5 e os 10 anos, que frequentemente passam tempo com os avós – uma população de maior risco, ensinando-os a reconhecer os sinais de um AVC e a ligar imediatamente para o 112.
A aprendizagem é facilitada por recursos interativos e gratuitos, onde as crianças são guiadas pelos super-heróis Francisco (Face), Fernando (Força) e Fátima (Fala), que as ensinam a detetar os três principais sinais de AVC. O herói Tomás (a Tempo) reforça a mensagem central: cada segundo conta e é preciso agir rápido. Desta forma, as crianças assumem um papel ativo na proteção da saúde familiar e tornam-se embaixadoras da iniciativa em sua casa, e não só. Ao partilharem este conhecimento vital, garantem que todos os familiares aprendem também a reconhecer os sinais de um AVC e agir atempadamente.
Desenvolvido em parceria com o Departamento de Políticas Educativas e Sociais da Universidade da Macedónia, o FAST Heroes é apoiado por entidades como a Organização Mundial do AVC, a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC), a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Iniciativa Angels.
O projeto já chegou a cerca de 30 países e continua a expandir-se em Portugal com o objetivo de chegar a cada vez mais escolas e famílias. Professores e encarregados de educação podem inscrever as suas turmas ou crianças de forma gratuita, juntando-se a este movimento global de pequenos heróis através do site oficial.
