Entrevista com as nutricionistas Marta Eusébio e Cláudia Viegas

Receitas com ciência e carinho para doentes hemato-oncológicos

Adaptar a alimentação às necessidades de quem enfrenta uma doença hemato-oncológica pode ser um desafio. No "Livro de Receitas do Doente Hemato-Oncológico", as nutricionistas Marta Eusébio e Cláudia Viegas unem conhecimento técnico e sensibilidade para criar sugestões práticas, nutritivas e seguras, pensadas para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos doentes.

"Nós somos o que comemos". Para um doente hemato-oncológico, o que significa esta frase no seu dia a dia e quais são os desafios nutricionais mais complexos que enfrenta durante o tratamento?

Esta afirmação aplica-se a todas as pessoas, mas para quem enfrenta uma patologia hemato-oncológica assume uma relevância ainda maior, dado o papel fundamental que uma alimentação adequada desempenha na recuperação e na manutenção do estado nutricional. Um dos grandes desafios são os sintomas decorrentes do tratamento (alteação do paladar, do apetite, etc,) que este livro pretende ajudar a gerir, minimizando o efeito dos sintomas. 

 

Como é que a APCL identificou a necessidade de criar este livro de receitas? Houve algum momento ou história particular que tenha servido de catalisador para o projeto?

A criação deste livro surge precisamente do desafio mencionado na questão anterior: a dificuldade enfrentada no período pós-transplante, não só pelos sintomas inerentes ao tratamento, mas também pela complexidade de cozinhar e preparar refeições equilibradas. Para concretizar este objetivo estabeleceu-se a parceria entre a Merck e a APCL, que posteriormente contactam os profissionais envolvidos, onde nos incluímos.  

 

Na prática, o que torna estas receitas diferentes? Como é que a equipa conseguiu equilibrar as restrições médicas com o sabor e o prazer de comer?

Antes de responder à sua questão, importa destacar que, graças à evolução constante da ciência, as restrições alimentares dos doentes pós-transplante têm vindo a diminuir, tornando o processo mais simples. Este livro resulta do trabalho conjunto de duas profissionais da área da nutrição, com especialidades complementares: Nutrição Clínica e Alimentação Coletiva e Restauração. Esta colaboração permite uma articulação eficaz entre as necessidades nutricionais e a componente gastronómica. As receitas apresentadas são não só nutricionalmente equilibradas, mas também saborosas, fáceis de preparar e adequadas para toda a família.

 

Para além do aspeto nutricional, qual é o impacto psicológico e emocional que esperam que este livro tenha nos doentes e nas suas famílias?

Esperamos que, ao utilizar este livro, os doentes e as suas famílias sintam que o nosso acompanhamento não termina com o internamento, funcionando como um apoio para garantir uma alimentação equilibrada.

 

Como podem, todos os interessados, ter acesso a este livro?

A edição online do livro está disponível no site da APCL em https://www.msdsaude.pt/wp-content/uploads/sites/338/2025/10/Guia-de-apoio-ao-doente-Interativo-FINAL.pdf. A edição em papel será oferecida aos doentes sujeitos a transplantação de medula, nas diferentes unidades de transplantação de medula óssea.

 

 

 

 

Fonte: 
Burson
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.