Edição inovadora do congresso celebra a primeira organização conjunta entre a SPAVC e a SPNI

A escolha da cidade de Braga como local para receber o evento reflete o seu potencial e dinamismo. “Braga é das cidades portuguesas mais promissoras, razão pela qual resolvemos migrar o Congresso para cá”, afirma o Prof. Vítor Tedim Cruz, Presidente da Direção da SPAVC. Acrescenta que “esta é a primeira vez que realizamos o evento em conjunto com a SPNI, permitindo ter uma voz mais nacional e capaz de mobilizar o país em torno da causa do AVC”.
Para o Dr. Ângelo Carneiro, membro da Direção da SPNI, esta união representa uma oportunidade única. “As duas sociedades decidiram unir esforços para potenciar o alcance do evento, conseguindo chegar a um público maior e, assim, ter mais impacto direto na saúde dos portugueses, especialmente na área do AVC”, refere o especialista em Neurorradiologia de Intervenção.
O programa do 20.º Congresso Português do AVC inclui cursos pré-congresso, a realizar no dia 28 de janeiro, essenciais para atualização e formação contínua dos profissionais de saúde. Entre eles destacam-se o Curso Básico de Trombectomia: Da punção à recanalização; o Curso TC na Hora H: O que não pode escapar, quando parar; e o Curso Via Verde AVC - Hands On. “Estes cursos são fundamentais para manter os médicos atualizados com as melhores práticas e tecnologias no tratamento do AVC, reforçando a excelência clínica e a segurança dos doentes”, salienta o Presidente da SPAVC.
Como habitualmente, o evento contará com palestrantes de renome do panorama nacional e internacional. Entre as principais sessões, destacam-se as mesas-redondas: Controvérsias na intervenção neurovascular em hemorragia intracraniana e aneurismas; Inovação na neurointervenção para o tratamento do AVC isquémico; Dilemas de diagnóstico e tratamento no AVC agudo; Uma nova visão sobre prevenção primária do AVC; Desafios na recuperação; Intervenção cardíaca para prevenção secundária no AVC. Algumas destas sessões envolvem a colaboração estreita com outras sociedades científicas, como a SPNI, como co-organizadora, mas também a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabiliatação (SPMFR) e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC).
A sessão de abertura contará com um convidado internacional de destaque, o Prof. Yvo Roos, da Faculdade de Medicina da Universidade de Amesterdão, que abordará o tema “A Decade of Mechanical Thrombectomy for Ischemic Stroke: Lessons Learned and the Road Ahead”, refletindo sobre os avanços da trombectomia mecânica e os desafios futuros.
Reconhecendo o valor da apresentação de trabalhos como elemento estruturante do Congresso e veículo de avanço científico na área do AVC, estão previstas, nos dias 29 e 30, várias sessões de comunicações orais e e-posters. O prazo para submissão de resumos mantém-se aberto até 11 de janeiro de 2026.
A cerimónia de encerramento será conduzida pelo Prof. Vítor Tedim Cruz e pela Prof.ª Patrícia Canhão, sendo marcada pela atribuição de prémios às melhores apresentações. Entre os prémios, destacam-se: as três melhores Comunicações Orais (1.º, 2.º e 3.º), a melhor Comunicação Oral - Caso Clínico, as duas melhores apresentações em cartaz (e-poster), os prémios MGF, Neurorradiologia e Multiprofissional, bem como os prémios ESO Angels e EMS Angels. Será também atribuída a Bolsa de Investigação Prof. Castro Lopes em Doença Vascular Cerebral, cujos regulamentos podem ser consultados no website da SPAVC.
O 20.º Congresso Português do AVC promete, assim, consolidar-se como um evento de referência nacional, reforçando a colaboração entre sociedades científicas e a inovação em cuidados de saúde para o AVC.
Todas as informações sobre o evento podem ser consultadas no website da SPAVC (https://spavc.org/20o-congresso-portugues-do-avc/).
