EUnetCCC

Cuidados oncológicos de excelência em toda a Europa

Com os pacientes no centro da sua visão, a EUnetCCC visa reduzir as desigualdades no diagnóstico, tratamento e investigação em toda a Europa, promovendo um acesso mais equitativo a cuidados oncológicos abrangentes e de alta qualidade, independentemente do país da Europa em que cada pessoa vive. Ao ligar os principais centros oncológicos e redes nacionais em toda a europa, a Rede Europeia de Centros Compreensivos de Cancro transforma a excelência num compromisso comum, garantindo que os progressos num país beneficiem os doentes em todos os outros.

A luta da Europa contra o cancro está a dar um passo decisivo com a criação da Rede Europeia de Centros Compreensivos de Cancro (EUnetCCC). A Europa representa cerca de 25% dos casos globais de cancro, apesar da população do continente corresponder a menos de 10% da população mundial. Todos os anos, 2,7 milhões de europeus são diagnosticados e 1,3 milhões morrem devido à doença.

Reunindo 163 parceiros em 31 países, esta iniciativa foi criada para certificar centros de excelência em oncologia até 2028 e garantir que, até 2030, 90% dos doentes oncológicos tenham acesso a cuidados integrados de alta qualidade, independentemente do local onde vivam na Europa.

Em muitas regiões do continente, os atrasos e desigualdades continuam a resultar em diferenças evitáveis na sobrevivência. Enquanto alguns Estados-Membros alcançam alguns dos melhores resultados de sobrevivência do mundo, outros ainda enfrentam atrasos no diagnóstico e acesso limitado a terapias avançadas.

 

A EUnetCCC aborda esta realidade através de um sistema de certificação europeu que irá:

  • Harmonizar os padrões de qualidade nos cuidados e investigação;
  • Ligar centros além-fronteiras, impulsionando a colaboração e a partilha de conhecimentos;
  • Elevar os padrões em todos os países, para que a excelência não se concentre apenas nas regiões mais desenvolvidas.

 

Para os pacientes, isto significa melhorias tangíveis:

  • Diagnóstico mais rápido e preciso;
  • Acesso equitativo a terapias inovadoras e ensaios clínicos;
  • Caminhos de cuidados integrados e centrados no paciente;
  • Apoio multidisciplinar físico, mental e social ao longo de toda a jornada da doença.

 

“A Europa não carece de excelência, mas a excelência ainda não é acessível a todos.

Ao ajudar os países a organizar e interligar os seus Centros Compreensivos de Cancro, estamos a construir uma verdadeira infraestrutura europeia para o tratamento do cancro. Uma infraestrutura que torna a inovação acessível aos doentes, independentemente do local onde vivem.

A europa tem excelência. A EUnetCCC trabalha para torná-la acessível. Ao conectar centros de tratamento, investigação e inovação além-fronteiras, reduzimos atrados, melhoramos os resultados e garantimos que o local onde o paciente vive já não define os cuidados que recebe”, afirma Nicolas Scotté, Diretor Geral do Instituto Nacional do Cancro Francês (INCa), coordenado da EUnetCCC.

 

Lançamento do White Paper e Reunião Anunal

Na Reunião Anual da EUnetCCC, que terá lugar nos dias 6 e 7 de novembro de 2025 em Paris La Défense (CNIT FOREST), será lançado oficialmente o White Paper da EUnetCCC.

Este documento apresenta recomendações estratégicas para estabelecer a rede como uma infraestrutura europeia permanente, incluindo:

  • Governação conjunta entre a EU e os Estados-Membros;
  • Financiamento estrutural a longo prazo;
  • Apoio específico para reduzir as desigualdades;
  • Envolvimento contínuo dos doentes na definição de prioridades.

 

Fonte: 
YoungNetwork Group
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock