Coimbra lidera avanços em Oftalmologia

A investigação em doenças da retina, como a retinopatia diabética (RD) e a degenerescência macular associada à idade (DMI), constitui uma das principais áreas de atuação da AIBILI. A RD é uma complicação comum da diabetes, caracterizada pelo enfraquecimento dos vasos sanguíneos da retina e que pode conduzir à perda de visão se não for diagnosticada e tratada atempadamente. A história natural RD tem sido extensamente estudada na AIBILI, tendo sido já identificados padrões de progressão que permitem estabelecer o risco de desenvolvimento de complicações e instituição de terapêutica atempada. A DMI é uma das principais causas de perda de visão em pessoas com mais de 55 anos e afeta a mácula, região da retina responsável pela visão central e pela perceção de pormenores. A investigação liderada pela AIBILI possibilitou, pela primeira vez, a obtenção de dados epidemiológicos sobre a DMI em Portugal, fornecendo evidência científica importante para o planeamento dos sistemas de saúde nesta área médica.
“Este evento constituiu uma oportunidade privilegiada para partilhar conhecimento, apresentar novos resultados e tecnologias desenvolvidas na AIBILI e promover colaborações científicas, reforçando o compromisso da instituição com a inovação nesta área tão relevante da saúde.” afirma Conceição Lobo, Presidente da AIBILI.
Fundada em 1989, a AIBILI é um Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) reconhecido pelo Ministério da Economia, atuando como parceiro facilitador entre instituições académicas e científicas, empresas e indústria com a missão de responder a falhas de mercado e prestar apoio técnico e tecnológico às empresas na área da saúde, mas especificamente em investigação clínica.
Esta iniciativa insere-se na Missão Interface — Financiamento Base dos Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) e no programa INOVC+, que apoiam a inovação e a transferência de conhecimento, promovendo a aproximação dos centros de I&D+I ao tecido empresarial.