Chegou a Primavera

Cuide dos olhos durante as alergias

A Primavera já chegou e com ela chegam também as “tradicionais” alergias. Para além dos sintomas respiratórios comuns mais familiares, como espirros, comichão no nariz e na garganta, congestão, tosse ou asma, esta condição também tem impacto na saúde dos olhos.

Os desconfortos da alergia ocular incluem comichão, lacrimejar, vermelhidão, sensação de ardor, inchaço das pálpebras, visão turva e sensibilidade à luz.

“Detetar e tratar precocemente os sintomas de alergia ocular é fundamental para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida", explica Vânia Fernandes, Optometrista na MultiOpticas. A especialista reforça ainda que “pequenos cuidados diários podem fazer uma grande diferença” e partilha algumas recomendações simples e eficazes para proteger os olhos nesta estação:

  1. Use óculos de sol nos dias de maior vento e com maior concentração de pólen no ar;
  2. Lave frequentemente as mãos e evite tocar nos olhos, para impedir que o pólen entre em contacto com a zona ocular;
  3. Opte por arejar a casa nas horas centrais do dia e evite abrir as janelas ao início da manhã ou ao final da tarde, por serem alturas com maior concentração de pólen;
  4. Use lágrimas artificiais para manter os olhos hidratados e minimizar as agressões externas;
  5. Limpe suavemente os olhos com banhos oculares ou soro fisiológico. Se o desconforto persistir, consulte um especialista e evite automedicar-se com anti-histamínicos.

Não espere que os sintomas se agravem! Proteja os seus olhos desde os primeiros sinais de alergia e desfrute da Primavera com maior conforto.

Fonte: 
Tinkle
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay