ISPA celebra Dia do Orgulho Autista com exposições de arte

Além das expressões artísticas, serão oferecidas formações e palestras no Auditório Armando de Castro. O principal objetivo é desmistificar estigmas e promover um espaço seguro e inclusivo para a expressão criativa autista.
“Este dia celebra as características únicas que as pessoas autistas apresentam. O objetivo do Dia do Orgulho Autista é mudar a visão negativa do autismo pelos meios de comunicação e pela sociedade em geral. A essência da comemoração é assegurar que as pessoas com autismo não são doentes. As pessoas com autismo possuem algumas características próprias que lhes trazem desafios e recompensas únicas”, explica Miguel Roque Dias, gestor de comunicação do Ispa.
O Ispa e a APVA organizam este evento com a intenção de apresentar os trabalhos artísticos de pessoas dentro do espetro autista, abrangendo diversas formas de expressão, como fotografia, dança, música, pintura e escrita. Este evento não apenas proporciona um espaço seguro para que pessoas autistas possam expressar a sua criatividade, mas também promove a comunicação e a interação com a comunidade, familiares e profissionais da área.
O Dia Mundial do Orgulho Autista é uma ocasião para celebrar as conquistas das pessoas autistas e destacar a importância da inclusão e aceitação. É uma oportunidade de combater o estigma associado ao autismo, promover a compreensão da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e reforçar a mensagem de que a diversidade autista é uma parte valiosa da sociedade. Além disso, o dia também é uma oportunidade para educar e informar o público em geral sobre as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas autistas. “Ao aumentar a consciencialização, podemos trabalhar para criar ambientes mais inclusivos e garantir que todos tenham oportunidades iguais de desenvolvimento e realização pessoal”, adianta Miguel Roque Dias.
“Grande parte dos eventos e recursos disponíveis sobre Autismo focam-se nas nossas dificuldades, muitas vezes de forma capacitista e desatualizada, e tende a patologizar a nossa existência. Isso pode ter um efeito negativo na autoestima de pessoas autistas, que estudos mostram terem uma prevalência elevadíssima de problemas de saúde mental. O Dia do Orgulho Autista foi criado para juntarmos a nossa comunidade e celebrarmos quem somos, a nossa criatividade, as nossas experiências e as nossas vidas, através da arte. Queremos mostrar a crianças e adultos autistas que ser autista não significa sermos ‘menos que’, mas que trazemos uma forma de ver o mundo essencial para o mudar para melhor.”, acrescenta Sara Rocha, Presidente da APVA.
O evento realiza-se no dia 22 de junho, das 10h00 às 17h00, no Ispa. As atividades dividir-se-ão entre o Auditório Armando de Castro, dedicado a performances e formações, e a Sala 310, destinada a exposições de arte e partilha de experiências.