Fórum Art & Treat 2023 decorre nos dias 10 e 11 de fevereiro

Sociedade Portuguesa de Reumatologia promove Curso de Atualização Multidisciplinar em Esclerose Sistémica

Sem causa inteiramente conhecida, a Esclerose Sistémica (ES) é uma doença reumática autoimune sistémica, que se carateriza por inflamação, fibrose e alterações dos vasos sanguíneos, podendo afetar a pele e vários órgãos, sobretudo, coração, pulmões, sistema gastrointestinal e músculo-esquelético.

Um dos principais sinais de alarme desta doença é a presença de Fenómeno de Raynaud e o edema difuso das mãos e/ou da pele (puffy fingers ou puffy hands). Poderão estar ainda presentes numa fase inicial, outras manifestações como por exemplo, espessamento da pele, dores articulares, distúrbios gastrointestinais ou queixas respiratórias.

O diagnóstico é baseado nas manifestações clínicas apresentadas pelo doente, exames complementares de diagnóstico e pela presença de anticorpos antinucleares e anticorpos específicos no sangue.

Tânia Santiago, médica reumatologista e membro do conselho EUSTAR (Organização Europeia que promove investigação clínica e básica em Esclerose Sistémica) reforça que “o reconhecimento e identificação destas e outras manifestações por um médico reumatologista é essencial para realizar um diagnóstico precoce, e deste modo instituir um tratamento oportuno e melhorar o prognóstico e qualidade de vida destes doentes.”

A esclerose sistémica atinge maioritariamente as mulheres, entre os 25 e os 55 anos e é considerada uma doença rara. Apesar de em Portugal não haver estudos epidemiológicos, estima-se que existam entre 2.500 a 3.000 pessoas com esta doença.

O Fórum Art & Treat 2023 - Curso de Atualização Multidisciplinar em Esclerose Sistémica - irá realizar-se em Coimbra, nos dias 10 e 11 de fevereiro e é dedicado a todos os profissionais de saúde com especial interesse em Esclerose Sistémica.

Ao longo dos dois dias deste curso serão abordados temas como: “Desafios no diagnóstico e preditores de evolução da esclerose sistémica”; “Registos Reuma.pt e EUSTAR: investigação e prática clínica”; “Novas aplicações da Ecografia na Esclerose Sistémica”; “Envolvimento cardíaco: Rastreio, diagnóstico e tratamento”.

Segundo Tânia Santiago, “o reumatologista tem um papel crucial na monitorização destes doentes e como elo central de ligação com as diferentes especialidades que cuidam destes doentes”. Este curso de atualização multidisciplinar espelha precisamente esta dinâmica. "Este evento promete proporcionar um ambiente de partilha e debate multidisciplinar com diversos profissionais de saúde, e representa uma oportunidade de construir uma rede de colaboração entre os vários especialistas dedicados ao cuidado destes doentes.

O Curso de Atualização Multidisciplinar em Esclerose Sistémica pretende fornecer a todos os reumatologistas e internos de reumatologia uma visão crítica e pragmática do estado da arte nas diversas áreas do conhecimento intervenientes na prestação de cuidados médicos aos doentes com esclerose sistémica. 

No curso estão incluídas sessões de atualização, e revisão de assuntos clinicamente relevantes, debate com especialistas das diversas áreas, quanto à utilidade de exames complementares de diagnóstico, bem como um curso prático hands-on de videocapilaroscopia (limitado a 25 participantes).

O evento contará ainda com uma oradora internacional de mérito na área do tratamento de úlceras digitais, a Drª. Begonya Alcacer-Pitarch (Leeds, UK).

A inscrição no curso é obrigatória e o programa pode ser consultado aqui . Inscreva-se através do mail [email protected].

Fonte: 
Guess What
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay