Investimento de 750.000 euros

Start-up portuguesa Delox levanta nova ronda para lançar um novo sistema de bio-descontaminação

A Bionova Capital, uma sociedade portuguesa de capital de risco especializada na área da saúde, anunciou hoje que a sua participada Delox levantou uma nova ronda de investimento no valor de € 750.000, elevando o total de capital angariado por esta empresa a mais de € 1,3 milhões. Esta ronda contou com o apoio dos dois investidores existentes Bionova Capital e Caixa Capital, além de dois novos investidores, a Kiilto Ventures da Finlândia e um business angel português.

Esta ronda vem na sequência de um período de investimento e acompanhamento próximo por parte da Bionova Capital que, juntamente com a Caixa Capital, foram os primeiros a investir na Delox em 2018.

A Delox é uma spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa que desenvolveu um novo sistema de bio-descontaminação capaz de eliminar 99,9999% de todos os microrganismos das superfícies de equipamentos de laboratório e espaços de trabalho, incluindo bactérias e vírus.

“Estamos a lançar este novo produto para responder a uma necessidade do mercado por um sistema eficaz e económico para bio-descontaminação de equipamentos de laboratório.

Realizámos vários estudos piloto nos EUA e na Europa, tendo a eficácia e ajustamento do nosso produto às necessidades do mercado sido confirmada. Este novo financiamento também vai permitir-nos certificar este produto e desenvolver produtos adicionais para clientes na indústria hospitalar e farmacêutica”, disse Fadhil Musa, CEO, Delox.

A Bionova Capital fez o investimento pre-seed inicial que permitiu à Delox estabelecer-se em 2018.

“Quando primeiro reunimos com os fundadores, eles estavam à procura do primeiro financiamento para poderem estabelecer a empresa. Desde então, temos trabalhado em estreita colaboração para os ajudar a trazer a sua tecnologia inovadora até ao mercado. Estamos, por isso, muito satisfeitos por testemunhar o lançamento deste produto inovador no mercado global”, disse Peter Villax, Chairman, Bionova Capital.

“A Delox é outro bom exemplo do nosso papel na criação de startups de saúde por toda a Europa. A Bionova Capital ajudou no desenvolvimento deste complexo produto, que combina química com engenharia, assim como no recrutamento do Chairman e do Conselho Consultivo da empresa”, disse Ricardo Perdigão Henriques, CEO, Bionova Capital.

“Inicialmente uma spin-off de uma universidade em Portugal, a Delox está agora a expandir-se e a lançar um produto inovador no mercado global de bio-descontaminação. Estamos muito satisfeitos por continuar a apoiar a empresa nesta sua trajetória de crescimento”.

 

Fonte: 
JLM&A Consultores
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Delox