Abertas candidaturas ao prémio Henri Boulard

O objetivo da BMF, que este ano decidiu atribuir prémios a três projetos, é aprofundar o compromisso com a melhoria da saúde pública em países subdesenvolvidos da Ásia, África e América Latina.
O júri vai avaliar projetos que tenham um impacto positivo na saúde a nível local, por exemplo, por meio da educação e consciencialização em saúde, novas infraestruturas, projetos agrícolas ou de purificação de água. Os candidatos têm de ser profissionais de saúde e o projeto deve ser submetido em nome de uma associação, organização de pesquisa, hospital ou instituição. Os três projetos vencedores serão anunciados em novembro.
O Prémio criado no ano passado é uma homenagem ao cientista francês Henri Boulard*, que conseguiu identificar e isolar a estirpe única Saccharomyces boulardii CNCM I-745®, o que tem permitido, desde então, salvar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
No ano passado, foram premiados projetos na Nigéria e na Tailândia. O projeto nigeriano, de uma equipa do Kings Heritage Pharmaceutical Limited, tem como objetivo a criação e o desenvolvimento de uma campanha de consciencialização junto das mulheres para o uso correto dos contracetivos em 10 comunidades rurais, uma vez que muitas delas utilizam antibióticos como método de contraceção. Esta situação constitui um risco para as mulheres, já que este uso incorreto pode levar ao desequilíbrio da microbiota intestinal e a uma resistência antimicrobiana que aumenta o risco de infeção e complicações graves em cirurgias.
O projeto tailandês, da Faculdade de Medicina da Universidade Chulalongkorn, em Banguecoque, visa explorar a alteração dos microbiomas de águas residuais em hospitais e habitações em diferentes áreas da Tailândia. As amostras de águas residuais recolhidas de áreas selecionadas aleatoriamente são avaliadas no que se refere à composição do microbioma viral, bacteriano e fúngico, com tecnologia de sequenciamento de última geração.
Consulte aqui o regulamento, o prazo e o formulário para as candidaturas: Prémio Henri Boulard de Saúde Pública 2022