“Educação e Saúde em Tempos de Covid-19”

ESEnfC organiza seminário internacional numa colaboração entre profissionais de Portugal, Marrocos e Espanha

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), o projeto Rede de Enfermagem de Saúde Infantil: Portugal (Rede ENSI Portugal) e três organismos espanhóis – Consejo Independiente de Protección de la Infancia (CIPI), Asociación Infancia, Cultura y Educación (AICE) e Laboratorio Internacional de Promoción de Buen Trato y Participación Infantil – organizam, nos dias 21 e 22 de outubro, o “Seminário Internacional Educação e Saúde em tempos de COVID-19”.

Trata-se de uma atividade académica e científica, com possibilidade de participação presencial (sala de reuniões do Polo B) e online, desenhada numa colaboração entre profissionais de Portugal, Marrocos e Espanha.

O evento, que reúne especialistas em educação e saúde, em torno de diversos temas relacionados com as consequências da pandemia, começa pelas 9h30 de quinta-feira, com a intervenção (sessão de abertura) da Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes. Segue-se, às 10h00, a comunicação “A escola face às dificuldades: educação para a saúde em tempos de pandemia”, a proferir por Miguel Ángel Martín Sánchez, da Universidade da Extremadura (Espanha).

Ainda no período da manhã, Jorge Cáceres Muñoz (Laboratorio Internacional de Promoción de Buen Trato y Participación Infantil) e Otman Ghannami (AICE), falarão, respetivamente, sobre “Escola e comunidade face à COVID-19: chaves para a reconstrução socioeducativa” (11h00) e sobre “Inserção sociolaboral durante a COVID-19 com adolescentes e jovens marroquinos em contextos de risco” (11h45).

A tarde do primeiro dia de trabalhos inicia com uma preleção do presidente do Conselho Técnico-Científico da ESEnfC, Paulo Queirós, intitulada “Reorganização do ensino na licenciatura em enfermagem em situação pandémica” (às 14h00).

“O ensino na ESEnfC em tempos de COVID-19”, por elemento da Associação de Estudantes da ESEnfC a confirmar (15h00), e “Dinâmicas académicas e saúde mental dos estudantes em tempos de COVID-19 (International Student Well-Being Study (C 19 ISWS)” pelas docentes da ESEnfC, Beatriz Xavier e Ana Paula Camarneiro (16h00), são outros assuntos em destaque ainda no dia 21.

 Já no dia 22, sexta-feira, ouviremos o docente da ESEnfC, Manuel Chaves, discursar sobre o tema “Vacinação COVID-19 – uma experiência de ensino” (09h15) e a enfermeira Eugénia Rainha Pereira (ACES Guarda - UCC Seia) sobre “A proteção das crianças em tempos de COVID-19” (10h00). Pelas 11h00, Tomás Campoy Aranda (CIPI) falar-nos-á sobre “A abordagem qualitativa da pesquisa ao exercício da profissão de saúde em tempos de pandemia” e, 45 minutos depois, Antonio Salvador Jiménez Hernández (também do CIPI) trará para a discussão “Os desafios da escola pós-COVID”.

O seminário internacional termina pelas 12h30, com a intervenção do presidente do Conselho Pedagógico da ESEnfC, Rui Gonçalves. Mais informações em http://www.esenfc.pt/event/semint.

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)