Viatris apela à consciencialização face à prevenção desta doença

Uma em cada quatro pessoas morre devido a complicações causadas por trombose

Anualmente, 1 em cada 4 pessoas em todo o mundo morre de doenças causadas por trombose. Tratam-se de mais pessoas afetadas por esta doença do que VIH/SIDA, cancro da mama, cancro da próstata e acidentes de viação combinados. Paralelamente, pesquisas sugerem que eventos tromboembólicos venosos são frequentemente evitáveis, e as medidas preventivas podem bloquear o desenvolvimento de coágulos em indivíduos em risco.

A Viatris, uma nova empresa global de saúde, junta-se assim à comunidade médica e à campanha do Dia Mundial da Trombose incluindo o seu programa de consciencialização global, para destacar a relevância da trombose, que se assinala todos os anos, no dia 13 de outubro. Alertando para a necessidade de avaliar o risco de trombose, a campanha deste ano será dinamizada em mais de 110 países, com cerca de 3.000 parceiros, incluindo hospitais, instituições e sociedades médicas.

A hospitalização é um importante fator de risco para o desenvolvimento de tromboembolismo venoso. Doentes com mobilidade reduzida, devido ao repouso em casa e/ou recuperação lenta, ou que sofreram trauma nos vasos sanguíneos, devido a cirurgia ou outra lesão grave, têm maior probabilidade de desenvolver coágulos sanguíneos. De facto, até 60% de todos os casos de tromboembolia venosa ocorrem durante ou dentro dos 90 dias de hospitalização, tornando-se uma das principais causas evitáveis de morte hospitalar5.

Para prevenir o tromboembolismo venoso, a equipa hospitalar avalia os doentes quanto ao risco de desenvolver coágulos sanguíneos e usa procedimentos adequados de prevenção e tratamento.  Walter Ageno, Diretor do Departamento de Emergência e Centro de Trombose, Ospedale di Circolo, Varese, Itália, disse: “A tromboembolia mata mais de meio milhão de pessoas todos os anos na Europa, com coágulos sanguíneos, ocorrendo principalmente em doentes hospitalizados, seguindo-se a uma admissão hospitalar recente para cirurgia ou em caso de doença médica aguda, como insuficiência cardíaca, distúrbios respiratórios agudos, doenças infeciosas ou inflamatórias agudas.

Como estilo de vida diário, existem alguns passos simples para ajudar a reduzir o risco de ocorrência de coágulos - como melhor mobilidade e redução da obesidade ou cessação do tabagismo. Seguindo estas simples etapas, uma pessoa poderia reduzir o risco de desenvolver coágulos sanguíneos, caso fosse hospitalizada”.

Jean-Phillipe Verbist, Líder Médico Regional para Trombose Viatris, disse: “Na Viatris apoiamos os profissionais de saúde desde a prevenção, ao tratamento de eventos tromboembólicos, bem como no aumento da consciencialização sobre a doença, com o objetivo final de contribuir para diminuir o sofrimento evitável ou morte devido a tromboembolismo”. 

Passos práticos para os doentes prevenirem o aparecimento de coágulos sanguíneos

  • Perder peso, se estiver acima do peso
  • Manter-se ativo, exercitar-se regularmente, caminhar
  • Evitar longos períodos de permanência imóvel
  • Levantar-se e andar pelo menos a cada hora, sempre que viajar de avião, comboio ou autocarro, principalmente se a viagem durar mais de 4 horas
  • Fazer exercícios para os calcanhares e pés se não se conseguir mover
  • Parar pelo menos a cada duas horas ao conduzir, sair do carro e andar
  • Beber muita água e usar roupas confortáveis quando viajar
  • Conversar com o seu médico sobre o risco de coagulação sempre que tomar hormonas, seja para o controlo de natalidade ou terapêutica hormonal de substituição, ou durante e logo após qualquer gravidez
  • Seguir todas as medidas de autocuidado para manter a insuficiência cardíaca, diabetes ou qualquer outro problema de saúde o mais controlado possível
Fonte: 
Guess What
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock