Trabalho de investigação

Vacina da Moderna estimula resposta imunitária duradoura contra o coronavírus

A proteção promovida pela vacina contra a Covid-19 da Moderna dura pelo menos seis meses , não havendo necessidade para a administração de uma dose de reforço, de acordo com um estudo da Universidade de La Jolla (EUA) publicado hoje na revista Science.

Segundo os autores deste trabalho de investigação, a memória do sistema imunitário permanece forte durante pelo menos seis meses, mesmo com uma dose baixa da vacina, e é semelhante à resposta das pessoas que recuperam da doença.

Esse período de tempo é "fundamental porque é quando se forma a verdadeira memória imunológica", disse Daniela Weiskopf, uma das autoras da investigação, citada pelo centro universitário.

Segundo o estudo, a preparação da Moderna (mRNA-1273) exaltou uma forte resposta celular CD4+ e CD8+ T, bem como anticorpos durante "pelo menos seis meses", após esquema vacinal completo, embora se considere provável que a resposta imune possa durar mais tempo.

Essa memória imunitária "forte" persistiu em todas as faixas etárias, mesmo aquelas com mais de 70 anos, um grupo especialmente vulnerável a Covid-19 grave, salientam os autores.

 

 

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay