16 de setembro

Webinar debate a ética no acesso a cuidados de saúde no pós-pandemia

“Ética no acesso a cuidados de saúde - desafios pós-pandemia” é o tema do próximo webinar promovido pela Plataforma Saúde em Diálogo e pelo Instituto de Saúde Baseada na Evidência (ISBE), que acontece no dia 16 de setembro, das 17h00 às 19h00, e conta com um alargado painel de convidados especializados em diversas áreas da saúde.

O debate pretende promover a discussão e a reflexão sobre a ética no acesso a cuidados de saúde e os respetivos desafios num mundo pós-pandemia e, para isso, vai desenvolver temas como: o panorama da Saúde em Portugal no pós-pandemia; o papel dos prestadores privados e da indústria farmacêutica; o papel e expectativas das associações de doentes; aspetos éticos referentes às regras de acesso aos cuidados de saúde; compatibilidade entre o custo crescente da inovação terapêutica e o débil crescimento do orçamento em saúde e, por fim, as implicações éticas, legais e políticas das decisões a serem tomadas no pós-pandemia.

«Ao tentar minimizar o impacto da pandemia na vida de todos nós, importa debater questões relacionadas com a ética no acesso aos cuidados de saúde num cenário pós-pandémico, assim como é importante antecipar e analisar a situação da Saúde após termos ultrapassado os desafios do surto sanitário. Isto irá permitir que melhor nos prepararemos para o futuro e, consequentemente, melhor consigamos promover a equidade no acesso aos cuidados de saúde», refere a presidente da Plataforma Saúde em Diálogo, Maria do Rosário Zincke.

«A ética das intervenções em saúde no pós-pandemia é assunto de grande atualidade. E o tópico da equidade é de particular importância», refere António Vaz Carneiro, presidente do Conselho Científico do ISBE.

A sessão conta com a participação de Vítor Neves, em representação da Europacolon Portugal; Maria do Céu Patrão Neves, professora catedrática de Ética na Universidade dos Açores; Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário São João, EPE, e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto; Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP); Joana Roque, vice-presidente da Associação Nacional de Fibrose Quística (ANFQ); Vítor Herdeiro, presidente do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, I.P (ACSS); Fátima Cardoso, diretora da unidade de mama da Fundação Champalimaud e presidente da ABC Global Alliance; André Vasconcelos, diretor-geral da Roche Farmacêutica, e Eduardo Nogueira Pinto, Partner da PLMJ.

A abertura do webinar ficará a cargo de António Vaz Carneiro, presidente do Conselho Científico do ISBE, e o encerramento será da responsabilidade da presidente da Plataforma Saúde em Diálogo. A moderação fica a cargo de Hélder Mota Filipe, professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e membro do Conselho de Administração do ISBE, e Marina Caldas, jornalista e diretora da FDC Consulting.

O webinar “Ética no acesso a cuidados de saúde - desafios pós-pandemia” é aberto a profissionais da área da saúde, assim como ao público em geral, mediante inscrição obrigatória aqui.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.