Análise de dados

Investigação científica aponta para uma origem zoonótica do novo coronavírus

Uma equipa internacional de biólogos, liderada por um investigador australiano e um escocês, concluiu o vírus SARS-CoV-2, que causa a doença de Covid-19, tem origens zoonóticas, embora não "excluam completamente" a hipótese de que tenha surgido num laboratório.

"A nossa análise cuidadosa e crítica dos dados atualmente disponíveis não fornece nenhuma evidência de que a SARS-CoV-2 tenha tido origem num laboratório", disse Edward Holmes, que liderou o estudo ao lado de Andrew Rambaut, da Universidade de Edimburgo, num comunicado emitido, esta quinta-feira, pela Universidade de Sydney.

No entanto, Holmes e uma série de colegas internacionais indicaram no artigo, publicado na quarta-feira no portal científico Zenodo, que "a hipótese de um acidente de laboratório não pode ser completamente descartada", apesar de não haver provas disso.

Estas descobertas científicas coincidem com a investigação liderada pelos EUA sobre a origem da pandemia, suspeitando-se que possa ter surgido acidentalmente num laboratório na cidade chinesa de Wuhan, onde o vírus foi detetado pela primeira vez em dezembro de 2019.

 

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay