Nova descoberta

Encontrada uma nova variante do coronavírus com 18 mutações no Brasil

Uma nova variante do coronavírus com 18 mutações foi descoberta no estado de Belo Horizonte, no Brasil. Segundo os investigadores estas mutações nunca tinham sido descritas, embora parte das modificações já tenham sido identificadas “em outras variantes associadas com o aumento do risco de morte”.

A descoberta, divulgada no jornal “O Tabloide” foi feita por uma equipa de investigação do Laboratório de Biologia Integrativa do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Pardini, em colaboração com o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Segundo a informação avançada, os estudos genéticos realizados mostraram que a nova variante tem características comuns à P.1, descoberta em Manaus, à P.2, identificada no Rio de Janeiro, à B.1.1.7, do Reino Unido, e à variante sul-africana, conhecida como B.1.1.351.

De acordo com o virologista Renato Santana, citado pela publicação, embora ainda seja cedo para dizer se esta nova variante é mais contagiosa ou perigosa, sabe-se que esta detém algumas mutações já descritas em outras variantes associadas com o aumento do risco de morte. “Recentemente, foi demonstrado que a variante do Reino Unido, por exemplo, está associada com aumento de risco de morte em 60%. Preocupa muito a variante P.1, de Manaus, e também essa nova variante que estamos identificando agora, porque elas têm mutações nas mesmas regiões que a do Reino Unido. Pode ser que algumas dessas variantes estejam associadas ao aumento de casos severos que estamos observando em todo o país”, revela.

 

Fonte: 
MF Press Global
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay