No âmbito do Dia Mundial da Saúde

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra lança livro sobre “Educação e trabalho interprofissional em saúde”

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) lança, amanhã à tarde, o livro “Educação e trabalho interprofissional em saúde”, obra que reúne os contributos e a opinião de 43 personalidades de reconhecido mérito, de diferentes áreas da saúde e com distintas experiências pessoais e profissionais, que assim partilham as suas reflexões acerca do tema.

A monografia será apresentada pela Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, numa sessão por streaming, a partir da plataforma Videocast/FCCN (com início às 11h40), quando se assinalam os 140 anos da Escola ao serviço da saúde e do bem-estar das populações e durante o Dia Mundial da Saúde que a instituição de ensino superior também comemora amanhã.

«Se duvidas houvesse, o ano transato, com a eclosão e desenvolvimento de uma grande crise pandémica, demonstrou à saciedade o quanto o trabalho na área da saúde necessita de um trabalho colaborativo entre todos os trabalhadores da saúde e de como a resiliência de um serviço nacional de saúde depende dos seus recursos humanos. Esta resiliência dependente de recursos humanos não diz respeito só ao número absoluto de efetivos – cuja escassez a crise veio a realçar –, mas também se refere à sua diversidade e articulação», escreve a professora Aida Cruz Mendes, na nota de abertura da publicação, dada à estampa também no Ano Internacional dos Profissionais de Saúde e Cuidadores.

Do dia comemorativo de amanhã farão, ainda, parte, uma breve alocução da diretora do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde sediado na ESEnfC, Ananda Fernandes – “Dia Mundial da Saúde 2021 - Para um mundo mais equitativo e saudável” (11h50) –, e uma nota (às 12h00) sobre a adesão à campanha mundial #NursesTogether, apresentada pelo membro da equipa local Nursing Now, Verónica Coutinho, também docente da ESEnfC.

As comemorações do Dia Mundial da Saúde na ESEnfC serão transmitidas pela plataforma Videocast/FCCN: https://videocast.fccn.pt/live/idpesenfc_esenfc/comemoracao_mundial_saude.

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)