Plano de Vacinação Covid-19

Vacinação em massa prevê autoagendamento em plataforma digital

De acordo com a informação publicada hoje na comunicação social, De acordo com a task-force, a vacinação em massa contra a Covid-19 prevê que a população possa agendar a toma da vacina com a sua inscrição numa plataforma digital. A notícias foi hoje avançada em vários órgãos de comunicação social.

Para além do processo de agendamento por mensagem SMS, chamadas telefónicas e cartas atualmente em uso, “está previsto implementar-se um procedimento de auto agendamento, através de uma plataforma digital, onde as pessoas podem marcar diretamente a sua vacinação”.

Foi divulgado ainda que os 150 Centros de Vacinação Covid-19 (CVC), que se estima que entrem em funcionamento no segundo trimestre do ano, estão a ser projetados para “um mais fácil acesso das pessoas”.

Para alcançar os objetivos do plano de vacinação em massa, a task-force calcular que sejam necessários cerda de 2500 médicos, 400 médicos e 2.300 auxiliares, sendo que a sua distribuição e contratação “está a decorrer, em articulação com o Ministério da Saúde, a task force, as autoridades regionais de saúde e as autarquias”.

O objetivo de vacinar cerca de 100 mil pessoas por dia mantem-se. “Havendo mais vacinas disponíveis, estima-se chegar, no próximo trimestre, a um ritmo de vacinação que poderá vir a atingir, em alturas de pico, as 150 mil inoculações num só dia”, assegura a task-force.

Além das vacinas da Pfizer, da Moderna e da AstraZeneca que já estão a ser administradas, Portugal deve receber na segunda metade de abril as primeiras vacinas da Janssen de um lote de cerca de 1,25 milhões.

 

Fonte: 
SNS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay