SPMI lança edição especial da “Revista Medicina Interna” dedicada à COVID-19

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) acaba de lançar uma edição digital extra da “Revista Medicina Interna” dedicada à pandemia por SARS-CoV-2. A edição conta com a publicação de trabalhos de individualidades nacionais de referência na Medicina, no ensino e na investigação. .

"A pandemia pelo SARS-CoV-2 é um acontecimento ímpar da história contemporânea com consequências que ultrapassam largamente as questões técnicas da assistência aos doentes afectados. Sabemos onde se iniciou, mas não sabemos quando e como terminará” afirma João Sá, Editor-Chefe da publicação.

“Num movimento espontâneo sem precedentes, as equipas dos diversos serviços clínicos - enfermarias, cuidados intensivos, cuidados intermédios, urgência hospitalar e extra-hospitalar - obrigaram-se a produzir mudanças na estrutura, nos fluxos de doentes, na alocação de equipamentos e de guarnições de médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes operacionais, terapeutas e secretariado. Por estes motivos decidimos abrir as páginas da revista aos testemunhos de quem esteve na frente, e a estudiosos e investigadores de disciplinas não clínicas”, acrescenta João Sá. 

Esta edição integra textos abordando temas como o papel da Medicina Interna na Pandemia SARS-CoV-2, o internamento e os modelos assistenciais de geometria variável, a resposta dos serviços de infecciologia, a intervenção da Medicina Intensiva, o impacto da pandemia em hospitais não centrais, a hospitalização domiciliária, o envelhecimento demográfico em fase pandémica, os efeitos na comunicação médico-doente, o papel da comunicação social, a publicação científica em tempos de crise, a formação médica, os desafios da ética, a imunomodulação, a oportunidade da Medicina à distância,  os figurinos em cuidados paliativos, o papel das instituições académicas em tempo de pandemia, a influência dos estudos epidemiológicos entre outros testemunhos clínicos e científicos.

Esta edição especial pode ser consultada em http://revista.spmi.pt/site

Fonte: 
Miligrama
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
SPMI