Previsões

Surto de gripe está a ser moderado em 23 concelhos do país, dizem Farmácias

Está um surto de gripe ativo no país e os distritos mais afetados são Lisboa e Faro. O número de novos casos vai aumentar na última semana do ano. A atividade gripal vai subir para grau 3 (numa escala de 1 a 5) em dez concelhos de Lisboa e 11 de Faro. O mesmo vai acontecer nos concelhos de Matosinhos e Odemira.

O alerta é das farmácias, que lançaram este ano uma ferramenta revolucionária de previsão da epidemia de gripe, com base nos dados de venda de medicamentos. «O pico da epidemia só deverá ocorrer na segunda semana de Janeiro, mas as pessoas devem tomar medidas de imediato de prevenção dos contágios, como lavar frequentemente as mãos, usar lenços descartáveis e na ausência de lenço espirrar para o antebraço», recomenda António Teixeira Rodrigues, diretor do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias.

O “Despertador das Farmácias” antecipa em duas semanas a fase epidémica da gripe, com base nos números diários da dispensa de medicamentos e produtos de saúde. A rede de farmácias atende, em média, 520 mil pessoas por dia. Isso permite ao CEFAR monitorizar diariamente a evolução da atividade gripal, concelho a concelho. «Testámos o modelo com os dados reais dos últimos cinco anos. O poder de antecipação das farmácias é uma evidência», declara Peter Heudtlass, investigador do CEFAR.

 

 

Fonte: 
LPM
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock