Presença internacional

APDP tem dois novos membros na direção da Federação Internacional da Diabetes

O presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), José Manuel Boavida, foi eleito para o Board of Directors da International Diabetes Federation Europe, enquanto o professor João Nabais, assessor da direção da APDP, foi eleito vice-presidente da IDF no decorrer do congresso internacional da organização, que se realizou entre 4 e 6 de dezembro, em Busan, na Coreia.

“Para a APDP é um orgulho reforçar a presença neste importante órgão que junta mais de 230 associações nacionais de diabetes de 170 países e territórios, pois enquanto associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo, sentimos que temos um contributo muito importante a aportar para a IDF”, afirma José Manuel Boavida.

A Federação Internacional da Diabetes é a maior organização mundial que junta pessoas com diabetes e profissionais de saúde em torno da sua missão de promover os cuidados, a prevenção e a cura da diabetes, em todo o mundo. Trabalha em estreita parceria com outras organizações internacionais, nomeadamente com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todas as matérias relacionadas com a diabetes.

Em Portugal estima-se que a diabetes afete 13,3% da população com idades entre os 20-79 anos, das quais 44% desconhecem ter a doença. Diariamente são diagnosticados com diabetes em Portugal cerca de 200 novos doentes. Estima-se que a diabetes afete mais de 1 milhão de portugueses enquanto a «pré-diabetes» afetará cerca de 2 milhões.

O relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre saúde indicou Portugal como o país da Europa com a mais alta taxa de prevalência da doença. O seu tratamento e o das suas complicações representam cerca de 10% da despesa em saúde o que corresponde a cerca de 1% do PIB nacional.

 

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
APDP