Centro gerontológico quer promover melhor qualidade de vida dos seniores

“O novo centro gerontológico tem como principal missão dar resposta às necessidades crescentes de uma população cada vez mais envelhecida, de modo a garantir o seu bem-estar e qualidade de vida, não só facilitando o acesso a serviços e cuidados especializados, como também potencializando ao máximo a sua autonomia e independência durante o maior tempo possível”, afirma Carolina Antunes, gerontóloga e coordenadora do centro gerontológico da UPPC.
Para isso, explica, “temos preparado um conjunto de serviços, nomeadamente orientação e aconselhamento para cuidadores informais e familiares de pessoas com demência, formação e consultoria para cuidadores formais e técnicos/profissionais da área do envelhecimento, assim como programas e atividades de estimulação cognitiva (individual ou em grupo) dirigidos a pessoas com e sem comprometimento cognitivo”.
A coordenação deste centro prevê a realização de diversas atividades no último trimestre de 2019 e durante o ano de 2020. Um dos destaques são os “Encontros +Memória”, nos quais os participantes desenvolvem conhecimentos, estratégias, dicas e exercícios que objetivam prevenir e retardar os efeitos do processo de envelhecimento.
A inauguração do centro gerontológico da UPPC vai contar com duas sessões de acolhimento abertas ao público, uma de manhã e outra à tarde.