Reunião Científica leva mais de uma centena de médicos de família e farmacêuticos comunitários a Ponta Delgada

Organizadas pela MJGS, Lda e em colaboração com a A. Menari Portugal, as Jornadas Atlântidas da Saúde juntaram especialistas das áreas da cardiologia, pneumologia, urologia, dor e nutrição, para falar sobre algumas doenças que mais levam os doentes a procurar a ajuda médica ou farmacêutica.
Entre os oradores estiveram Carlos Aguiar, especialista em cardiologia, que apresentou os novos paradigmas da Hipertensão Arterial e Risco Cardiovascular e o especialista em nutrição, Telmo Barroso, cuja intervenção incidiu sobre a importância das vitaminas e dos minerais, a par de uma alimentação saudável.
A intervenção do Secretário Regional da Saúde, Rui Luís, marcou o arranque do evento
Beatriz Craveiro Lopes, especialista na área da Dor, abordou a temática da “Dor Aguda em Situações Crónicas” e o “O Sexo e o Coração” foi o tema da intervenção do urologista José Palma dos Reis, enquanto o especialista Eurico Silva centrou a sua intervenção sobre aquelas que são as doenças respiratórias mais prevalentes na região, a Asma e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).
José Santos Dias, especialista em Urologia, encerrou este encontro com uma intervenção sobre aquela que é considerada a doença mais comum no homem e que atinge cerca de 80% dos homens com idade superior a 75 anos, a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).
O Professor João Luís Gaspas, Reitor da Universidade dos Açores, discursou na abertura das Jornadas
Quer o secretário regional de saúde, Rui Luís quer o reitor da universidade dos Açores, João Luís Gaspar, aplaudiram esta iniciativa e colocam-se à disposição para a sua continuidade no futuro, cientes de que a insularidade e a distância dos hospitais, no caso de algumas ilhas, constituem um imperativo para a maior e melhor formação de todos os profissionais de saúde da região.