Cancro do pulmão vai ser a principal causa de morte na Europa, diz estudo

De acordo com um estudo, publicado esta semana na revista académica Annals of Oncology, o cancro do pulmão será o mais mortífero, prevendo-se que cause a morte de 280 mil pessoas.
A equipa liderada por Carlo La Vecchia, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Milão, em Itália, estima também que 360 mil mortes por cancro serão evitadas este ano.
Para chegar a estes números, a equipa de investigadores baseou-se nas taxas de mortalidade por cancro registadas na União Europeia, como um todo, incidindo este estudo nos seis maiores países (França, Alemanha, Itália, Polónia, Espanha e Reino Unido). Partindo destes seis países, os investigadores estabeleceram a taxa de mortalidade para todos os cancros e para dez cancros específicos (estômago, intestino, pâncreas, pulmão, mama, útero, ovário, próstata, bexiga e leucemias).
Para esta avaliação foram ainda analisados dados recolhidos pela Organização Mundial de Saúde de 1070 a 2014.
Os autores do estudo preveem ainda que o cancro da mama vai provocar mais 800 mortes comparativamente a 2014. O envelhecimento da população é apontado como a principal causa do aumento do número de cancros.