Entidade Reguladora da Saúde está a investigar o caso

Jovem perde testículo após erro de diagnóstico

Um jovem de 15 anos perdeu um testículo cinco dias depois de ter sido atendido no serviço de Urgência do Hospital São Bernardo (HSB), em Setúbal. Adolescente sofreu uma torção testicular, uma complicação que requer tratamento urgente.

Os pais apresentaram queixa à Entidade Reguladora da Saúde (ERS) que está agora a investigar o caso.

A primeira ida do jovem ao serviço de urgência do Hospital São Bernardo, em Setúbal, ocorreu a 17 de novembro de 2016.

Segundo o Correio da Manhã, que cita fonte familiar liga ao caso, o jovem foi observado e suspeitou-se de imediato de uma torção do testículo direito, perturbação que obrigaria a uma cirurgia imediata.

O jovem foi sujeito a uma ecografia de urgência que terá descartado essa hipótese.

Enviado para casa

O jovem foi então enviado para casa com uma prescrição médica que previa a toma de antibiótico, anti-inflamatório e a recomendação de colocar gelo na zona com dor.

Cinco dias depois, o jovem voltou ao mesmo hospital e após nova ecografia foi enviado de urgência para o Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa, onde acabou por perder o testículo.

Segundo fonte da Entidade Reguladora da Saúde, o jovem foi bem avaliado, embora por vezes os sintomas possam gerar diagnósticos equívocos, escreve o referido jornal.

Necrose testicular

O testículo do jovem entrou em necrose testicular devido à perda da irrigação sanguínea. Tal pode instalar-se seis horas após a torção do cordão espermático, com compromisso da produção de espermatozoides.

Após 12 horas, há risco também de compromisso da função endócrina do testículo (produção de testosterona). A possibilidade de necrose aumenta de forma significativa com o tempo, explica Ângela Pereira, do Serviço de Pediatria e Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga.

A torção testicular é uma emergência cirúrgica e necessita de avaliação imediata. Pode destruir o testículo se não for tratada a tempo e, por isso, se o seu filho tem dor testicular, deve levá-lo imediatamente ao Serviço de Urgência mais próximo, refere a especialista.

Quais são os sintomas?

No recém-nascido, nem sempre é fácil diagnosticar, pois os sinais e sintomas podem ser frustes. Deve suspeitar-se se o escroto ficar vermelho e aumentar de volume. Nos mais velhos, para além destes sinais, há também queixas de dor testicular intensa e súbita, dor abdominal e podem ocorrer náuseas e vómitos.

Fonte: 
Sapo
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock