UNITE

1ª rede política global para eliminar VIH/sida, hepatites virais e outras doenças infeciosas criada por parlamentar português

Com o propósito de reunir parlamentares de todo o mundo para dar uma resposta coordenada, eficaz e forte na eliminação do VIH/sida, hepatites virais, doenças sexualmente transmissíveis, malária, tuberculose, e até mesmo, doenças emergentes e negligenciadas, como por exemplo a ébola, o médico e parlamentar português Ricardo Baptista Leite acaba de fundar a ‘UNITE – Global Parliamentarians Network to End HIV/AIDS, Viral Hepatitis and other Infetious Diseases’.

Ricardo Baptista Leite, presidente da UNITE, justifica a criação desta rede referindo que “estas epidemias impactam a vida de centenas de milhões de pessoas e representam uma enorme ameaça para a saúde global. Adicionalmente, são promotoras e consequência de desigualdade, discriminação e injustiça social. São doenças que necessitam de vontade política e de evidência cientifica capazes de gerar respostas integradas dentro dos sistemas de saúde, ao nível da prevenção, diagnóstico, tratamento e seguimento de resultados. A Organização Mundial de Saúde alertou para a necessidade de um maior compromisso politico para que a eliminação seja uma realidade”. O parlamentar português acredita que “existem hoje todas as ferramentas necessárias para acabar com estas epidemias. Se não se acaba é porque há falta de conhecimento sobre a evidência científica, falta de recursos e de suporte ao nível de implementação das reformas necessárias ou simplesmente falta de liderança política. Suprir estas necessidades e chegarmos à eliminação destas doenças – conforme definido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas - passa por juntar os representantes da sociedade civil, incluindo as associações de doentes, para que haja uma maior facilidade no acesso e partilha de experiências e boas praticas, e, também, por manter estas doenças no topo da agenda política e mediática - daí a criação da UNITE. Hoje somos mais de 40 parlamentares de 25 países e 5 continentes.”.

A UNITE é uma organização não governamental, não partidária e sem fins lucrativos, que conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (UNAIDS, Joint United Nations Programme on HIV/AIDS), com financiamento de fontes que não das indústrias farmacêutica ou diagnóstica.

Os objetivos principais desta rede de parlamentares passam por:

  • Estabelecer metas e recomendações anuais sobre os temas do VIH, Hepatites Virais e outras doenças infeciosas.
  • Assegurar a presença da rede em todos os debates e fóruns de decisão europeus e internacionais (incluindo no desenvolvimento de planos de ação, recomendações de políticas e outros documentos estratégicos);
  • Impulsionar Parlamentares a liderarem reformas políticas centradas numa estratégia de valor (assegurando que os sistemas de saúde respondam às necessidades e preocupações dos doentes, tornando-os sustentáveis, eficientes e seguros) com o fim de acabar com estas epidemias como ameaças à saúde global até 2030.
Fonte: 
Bee Ineditus
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.