APDP apresenta resultados de estudo nacional sobre atitudes, desejos e necessidades das pessoas com diabetes

Para o efeito foram realizados mais de 500 inquéritos a nível nacional, incluindo pessoas com diabetes e seus familiares. O estudo integra uma rede de especialistas e organizações de 17 países, como a Federação Internacional de Diabetes (IDF), a Aliança das Organizações Internacionais de doentes (IAPO) e agora também a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) têm iniciado desde 2011 o projeto DAWN com o objetivo de aumentar o conhecimento e a sensibilização sobre as necessidades por satisfazer das pessoas com diabetes e dos seus familiares, para melhorar o diálogo e a colaboração e potenciar o envolvimento das pessoas, aumentando a autogestão e o apoio psicossocial no tratamento da diabetes.
Durante a sessão aberta à população o estudo será comentado por pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, familiares, profissionais de saúde e deputados e ex-deputados à Assembleia da República com uma ligação à diabetes.
Segundo o último Relatório do Observatório Nacional da Diabetes o número de novos casos diagnosticados em Portugal aumentou em 2015 e a prevalência estimada da diabetes na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos foi de 13,3%, isto é, mais de 1 milhão de portugueses têm diabetes. Cerca de 44 % desta população desconhece a sua condição. A estes números juntam-se mais de 2 milhões de pessoas com pré-diabetes, o que significa que 40,7% da população portuguesa entre os 20 e os 79 anos já tem diabetes ou pré-diabetes, valores que correspondem a mais de 3,1 milhões de indivíduos.