PSP revela

INEM recebe 20 mil chamadas falsas por ano

Todos os dias são cerca de 50 as chamadas que escapam à primeira triagem feita pela PSP, a entidade que gere o sistema 112.

Segundo o presidente do INEM, Luís Meira, há "situações em que aparentemente quem ligou tem precisamente a intenção de perturbar a vida de terceiros, referindo-se a uma situação que obriga ao envio de meios e que, por exemplo a meio da noite, vão perturbar determinada pessoa", cita a Rádio Renascença.

Em entrevista à referida rádio, Luís Meira adianta ainda que existem outros casos em que as pessoas "inventam histórias" só "para ver os meios a passar".

O presidente do INEM considera estas práticas "muito graves" porque representam centenas de horas perdidas pelos operadores dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes e levam ao acionamento anual de 7.500 meios de emergência.

Luis Meira recorda que "esta situação é crime", punível com pena de prisão até um ano ou 120 dias de multa.

Como funciona o 112?

O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efetuadas para o 112 são atendidas pela PSP e pela GNR, nas Centrais de Emergência, que encaminham de seguida para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) as chamadas que à saúde digam respeito.

Após receber a chamada transferida pela Central 112, o INEM inicia um processo de localização, triagem e aconselhamento da ocorrência. Essa localização é imprescindível para enviar a ajuda necessária, devendo ser o mais completa possível.

Em 2017, no total, o 112 recebeu um milhão e 370 mil telefonemas.

Fonte: 
Sapo
Nota: 
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