Estará (mesmo) bem protegido?

Praias portuguesas recebem câmara ultravioleta para alertar sobre os perigos da radiação solar

Para alertar sobre os perigos da radiação solar, a campanha de sensibilização 'Proteção em Boas Mãos' aliou-se ao Instituto Português de Oncologia do Porto e vai levar até nove praias portuguesas uma câmara ultravioleta que permite ver num monitor o estado da pele sem proteção solar e após a sua aplicação.

Proteger a pele da ação intensa e nociva da radiação solar é um dos aspetos mais importantes para a saúde. O uso de um protetor solar adequado às necessidades cutâneas de cada pessoa é um dos requisitos indispensáveis para se ter uma pele saudável e protegida, contudo, tal nem sempre acontece e muitas pessoas continuam a expor-se ao sol de forma arriscada e até mesmo irresponsável.

Entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, das 10h00 às 18h00, a Praia de Monte Gordo, Praia de Quarteira, Praia da Rocha, Meia Praia, Praia do Farol, Praia de São João da Caparica, Praia da Rainha, Praia de Buarcos e Praia de Matosinhos vão ser o palco da campanha de sensibilização 'Proteção em Boas Mãos', que tem como objetivo mostrar a todas as pessoas como um protetor solar faz realmente toda a diferença para proteger a pele.

Além da câmara ultravioleta, no espaço de sensibilização vai ser possível esclarecer as dúvidas existentes acerca da proteção solar e dos fatores que podem desencadear um cancro cutâneo.

Uma vez que a exposição solar desprotegida e/ou exagerada está fortemente associada ao aparecimento de cancro da pele, o IPO do Porto aproveita esta campanha para deixar um alerta à população: a radiação ultravioleta tem sido associada a 67% dos melanomas malignos e nove em cada 10 novos casos de cancro da pele derivam de uma exposição excessiva ao sol.

“A aplicação de um protetor solar, diariamente, é imperativa para a promoção da saúde da pele, mesmo nos dias nublados, pois as nuvens só bloqueiam uma parcela dos raios solares. Um protetor solar adequado deve garantir proteção eficaz contra as radiações UVA e UVB, ter uma textura agradável e ser fácil de aplicar”, explica Cristina Abreu, Product Specialist da Oriflame Portugal. Lembre-se sempre de evitar as horas de maior calor e proteja-se com protetor solar. Venha ter connosco e aprenda a conquistar um tom de pele saudável durante a exposição solar!

A campanha de sensibilização 'Proteção em Boas Mãos’ vai percorrer nove praias de sul a norte do país, entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, das 10h às 18h, nomeadamente:

28 julho - Praia de Monte Gordo (Vila Real de Santo António)
29 julho - Praia de Quarteira (Loulé)
30 julho - Praia da Rocha (Portimão)
31 julho - Meia Praia (Lagos)
2 agosto - Praia do Farol (Odemira, Vila Nova de Milfontes)
3 agosto - Praia de São João da Caparica (Almada)
4 agosto - Praia da Rainha (Almada)
5 agosto - Praia de Buarcos (Figueira da Foz)
6 agosto - Praia de Matosinhos (Porto)

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.