ShutterStock

O que é?
Embora se tenha tornado conhecida por levar o doente a formular insultos ou dizer palavrões de forma involuntária e fora do...
Investigação
Um estudo sobre inflamações no interior da boca, em consequência de radio ou quimioterapia, em crianças com doença oncológica, realizado no IPO do Porto, é o vencedor da 4ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium bcp. O prémio de 15.000 euros vai ser entregue no 6º Seminário de Oncologia Pediátrica, a 8 de Fevereiro, na Fundação Calouste Gulbenkian.
Solidariedade
A 5ª edição da campanha solidária “Dê troco a Quem Precisa”, de recolha de fundos em farmácias, angariou um apoio monetário de 35.750,07 €, num total de 52.840 donativos. Esta iniciativa do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento permitiu, assim, que mais 357 pessoas carenciadas fossem integradas no fundo solidário, passando a ter acesso, durante um ano, a todos os medicamentos prescritos de que necessitam.
Dia aberto
Fisioterapeutas, doentes de Parkinson e familiares reúnem-se na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) na tarde do próximo sábado para discutir tratamentos e novas abordagens à doença. “Dia aberto… da Doença de Parkinson” é o tema do evento, que culminará com a apresentação do projeto Icanemusic – uma bengala musical, inovadora e inteligente, destinada a facilitar a marcha das pessoas com Doença de Parkinson, que está a ser desenvolvida por uma equipa do Politécnico de Coimbra.
Solidariedade
Donativo destina-se a grávidas, mulheres a amamentar e crianças até aos 5 anos. Esta ação conta com a colaboração da Cáritas Portuguesa e Cáritas Venezuela.
Apoio à Investigação
A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Sociedade Portuguesa de Hematologia, com o apoio da Amgen Biofarmacêutica, abrem as candidaturas para a 1ª Edição da Bolsa de Investigação em Leucemia Linfocítica Aguda (LLA). Uma bolsa, no valor de 10 000 euros, que procura impulsionar a investigação científica e/ou epidemiológica desta doença hemato-oncológica.
Curso
O Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (NEGERMI), da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), vai realizar, no dia 21 de fevereiro, o “Curso de Abordagem ao Idoso Institucionalizado” no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – Espinho.
Na Península Ibérica
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, é o primeiro hospital em Portugal a implantar um dispositivo médico que permite o registo de dados cerebrais de cada doente, ajudando desta forma a personalizar o tratamento das doenças do movimento. A primeira intervenção realizou-se hoje, dia 21 de janeiro, no Hospital de São João.
Coronavírus
Um especialista chinês confirmou esta segunda-feira que o vírus desconhecido na China é transmissível entre humanos, depois de o Presidente Xi Jinping,ter vindo dizer que este novo tipo de pneumonia viral deve ser «completamente contido», naquela que foi a sua primeira reação pública sobre o tema. A informação foi avançada pelo “South China Morning Post”.
Sobreviventes
Um estudo realizado na Austrália mostrou que, apesar dos progressos nos tratamentos, as crianças que desenvolvem cancro têm 5 vezes mais probabilidade de desenvolverem um segundo cancro do que a população em geral.

Páginas