Concluída a primeira fase do EpiReumaPT

Traçar o retrato epidemiológico das doenças reumáticas em Portugal

Está concluída a primeira fase do estudo EpiReumaPT que pretende traçar o retrato epidemiológico das doenças reumáticas em Portugal.

10.666 entrevistas realizadas e 3.886 consultas efectuadas em 254 centros de saúde nacionais foram o resultado de 27 meses de trabalho no terreno por parte de uma equipa constituída por 194 entrevistadores, 95 reumatologistas, sete enfermeiros, oito investigadores, três técnicos de radiologia e cinco motoristas que, com o apoio de uma unidade móvel, percorreu milhares de quilómetros de norte a sul do país, incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Está assim concluída a primeira parte do estudo, cuja missão é traçar o retrato epidemiológico das doenças reumáticas em Portugal. Agora está em curso o tratamento estatístico dos dados recolhidos.

Jaime Branco, investigador principal e coordenador do projecto, "o EpiReumaPT, afirma, na edição de Dezembro da Newsletter informativa sobre o estudo, que o êxito da conclusão desta primeira fase se deve “à colaboração, dedicação e empenho de mais de três centenas de pessoas" e que "muito trabalho é ainda necessário para extrair os resultados tão desejados”.

O reumatologista do Hospital de Egas Moniz acredita que “a enorme quantidade de dados e a sua representatividade populacional constituem já um acervo único no panorama científico nacional, que será constantemente ampliado com a continuada construção e seguimento das coortes”. O especialista não tem dúvidas de que o património científico e social “utilizado de acordo com as regras de ética recomendadas” estará na origem de muitos trabalhos de grande qualidade.

O EpiReumaPT surge na sequência da publicação do Programa Nacional contra as Doenças Reumáticas, em 2004, contudo, “só após sete anos de aturadas tarefas de construção processual, de programação de procedimentos e de busca de meios financeiros e estruturais”, foram reunidos todos os instrumentos para o arranque dos trabalhos no terreno. Assim, a recolha de dados teve início em Setembro de 2011 e foi concluída, como previsto, em Dezembro de 2014.

Aguardam-se agora os resultados finais que darão conta do número de portugueses portadores de doenças reumáticas.

Fonte: 
Vital Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock