Novo fármaco inovador

Redução das dimensões das lesões primárias de melanoma e metástases

Um fármaco inovador demonstrou eficácia na redução do melanoma e suas metástases, segundo dados de um ensaio retrospectivo de fase III, apresentado no 67º Congresso da Sociedade Americana de Cirurgia Oncológica.

“O melanoma permanece uma doença devastadora e difícil de tratar, e o talimogene laherparepvec continua a demonstrar resultados neste setting”, referiu Sean E. Harper, Vice-presidente Executivo de I&D da Amgen. Uma análise retrospectiva de um ensaio com uma imunoterapia oncolítica em desenvolvimento pela Amgen, em doentes com melanoma metastizado, demonstrou que o novo fármaco, denominado talimogene laherparepvec (TVEC), reduziu significativamente a dimensão do tumor.

Os resultados preliminares deste ensaio de fase 3 permitiram observar a resposta tumoral de 295 doentes tratados com T-VEC (injecção directa sobre a lesão), com melanomas não ressecáveis de estadio IIIB, IIIC ou IV, comparativamente ao tratamento com factor estimulante de colónias de granulócitos-macrófagos- (GM-CSF). Foram monitorizadas perto de 4 mil lesões tumorais para esta análise. Metade das lesões foram injectadas directamente com T-VEC pelo menos uma vez, enquanto as restantes não foram injectadas, incluindo lesões tumorais viscerais (metástases envolvendo órgãos sólidos, como o pulmão e o fígado).

Os resultados demonstraram uma redução da dimensão do tumor igual ou superior a 50%, em 64% das lesões injectadas. Além disso, um terço dos tumores não-viscerais não injectados e 15 % das metástases viscerais também sofreram uma redução de pelo menos 50 %. Durante o estudo foram realizadas 35 cirurgias relacionadas com melanoma, em 30% das quais foi possível remover com sucesso toda a doença residual.

Activar a resposta imunitária anti-tumoral

O T-VEC é uma imunoterapia oncolítica experimental, desenhada para se replicar selectivamente no tecido tumoral onde é injectado directamente e iniciar posteriormente uma resposta imunitária sistémica anti-tumoral. O fármaco injectado directamente no tecido tumoral replica-se preferencialmente nas células tumorais causando a morte destas células, libertando ainda uma variedade de antigénios derivados de tumores capazes de desencadear uma resposta imunitária. O T-VEC foi ainda desenvolvido para expressar o factor estimulante das colónias dos macrófagos-granulócitos (GM-CSF), um factor de crescimento das células brancas do sangue que contribuem para a actividade do sistema imunológico. O objectivo desta combinação de acções é iniciar uma resposta imunitária anti-tumoral sistémica que tem como alvo células tumorais disseminadas no organismo (as metástases).

 

Sobre o melanoma

É um tipo de cancro da pele caracterizado por um crescimento descontrolado dos melanócitos, as células responsáveis pela pigmentação da pele. É um dos cancros da pele mais agressivos e graves.

Actualmente surgem 132.000 novos casos de melanoma no mundo por ano, cerca de 1.100 novos casos em Portugal por ano (dados Globocan 2012) e tem vindo a aumentar nos últimos anos. O melanoma representa 3,1% dos casos de cancro na Europa (União Europeia a 28), tem uma incidência estimada de 10,2 novos casos por 100 mil habitantes por ano (taxa ajustada pela idade) e é o cancro da pele que causa maior número de mortes relacionadas com a doença. A incidência de melanoma em Portugal é de 6,7 novos casos por 100 mil habitantes por ano (taxa ajustada pela idade), representa 2,2% dos novos casos de cancro e tem maior incidência no sexo feminino (1,6% no sexo masculino e 3,1% no sexo feminino).

 

Fonte: 
POP
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock