Hospital de Santa Maria no Porto

Porto promove rastreios dos factores de risco cardiovascular

O Hospital de Santa Maria – Porto, assinala o Dia dos Namorados com a iniciativa “Bate, Bate, Coração”, em colaboração com o ginásio Holmes Place - Constituição.

Trata-se de uma acção de rastreio dos factores de risco cardiovascular, que tem como objectivo sensibilizar a população para a importância da medicina preventiva e para a manutenção de hábitos de vida saudáveis.

Os rastreios são gratuitos, abertos à população adulta de todas as idades e realizam-se entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00, no átrio do Hospital de Santa Maria, no Porto. Não é necessária inscrição prévia.

Lurdes Serra Campos, directora-geral desta unidade hospitalar, disse que todos os anos neste dia é desenvolvida esta iniciativa com o objectivo de sensibilizar a população para a necessidade de manter o coração saudável. “O coração não é só o símbolo do Amor, ele é o motor do nosso corpo e por isso é tão importante adquirir hábitos de vida saudáveis para prevenir os factores de risco de doenças cardiovasculares”.

Os rastreios consistem na medição da tensão arterial e análise da frequência cardíaca em repouso, bem como na medição do perímetro abdominal, da percentagem de massa gorda e do índice de massa corporal, sendo estes testes realizados por técnicos do Holmes Place – Constituição e por uma enfermeira do Hospital de Santa Maria – Porto.

Se forem detectados valores fora do normal, as pessoas serão encaminhadas para uma consulta gratuita de Medicina Geral e Familiar, para um diagnóstico mais aprofundado.

Fonte: 
Vital Health
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock