1º Congresso Nacional debate:

O Que De Verdade Importa

Com o objectivo de debater o que realmente merece atenção na vida, a Fundação O que de Verdade Importa promove, no dia 14 Março, pelas 09h00, na praça do Campo Pequeno, o Congresso O que de Verdade Importa, cuja entrada é gratuita.

O encontro pretende, através de testemunhos reais, contados na primeira pessoa, dar a conhecer algumas histórias da vida de pessoas que através das suas experiências, acções e projectos inspiram quem os ouve. Maria Belón, Jaume Sanllorente, Johnson Semedo e Bento Amaral (descritivos abaixo) são os oradores nesta 1ª edição.

Maria Belón - ex-médica, e agora advogada e porta-voz para as vítimas do Sismo e tsunami que varreu a Tailândia e o Sudoeste Asiático em 2004, matando 25 mil pessoas. Belón viveu este cenário de destruição e caos, quando estava de férias com sua família na Tailândia e quase morreu. Foi com base na história da sua família e no seu relato de sobrevivência, que o filme The impossible/O Impossível, com Naomi Watts e Ewan McGregor, foi feito.

 

Jaume Sanllorente – jornalista catalão que numa viagem à Índia, surpreendeu-se com as condições precárias, de prostituição e de doenças, em que viviam as crianças da cidade de Bombaim e decidiu agir. Voltou a Espanha, vendeu a sua casa, procurou fundos e comprou um orfanato em Bombaim para tirar as crianças das ruas e dar-lhes condições dignas. Criou a ONG Sorrisos de Bombaim, para mudar essa realidade e neste momento mantém um orfanato com milhares de crianças.

Johnson Semedo – ex-presidiário, dependente de drogas que deu um volta de 180 graus à sua vida. Aos 10 anos foi viver para a rua. Quase a completar 18 anos, o tribunal atribui-lhe uma pena de 10 anos de prisão. Quando saiu, decide mudar de vida, investir na sua recuperação e sair da vida do crime e das drogas. É hoje pai, treinador de futsal, com 25 jovens a seu cargo, interventor social da Associação Cultural Moinho da Juventude, onde faz da transmissão da sua experiência e história de vida apoiar as opções dos miúdos com quem convive.

Bento Amaral – Português que aos 25 anos que ficou paraplégico, é enólogo, professor universitário e foi campeão do mundo de vela adaptada. A sua história levou-o a escrever o livro Sobreviver.

 

São testemunhos verdadeiramente capazes de incentivar a procura do lado positivo a seguir, capazes de revolucionar consciências e de tocar emocionalmente o coração do mundo. A ideia é que, através deste congresso onde as pessoas podem ouvir as provas de quem já viveu em situações limite, consigam fazer pontos de viragem com a sua própria vida, superando os seus obstáculos e aprendendo a valorizar o que realmente deve ser valorizado.

A Fundação O que de Verdade Importa é uma organização espanhola sem fins lucrativos que se dedica à divulgação de valores universais da sociedade, como o esforço, a tolerância, a solidariedade e o optimismo. Há já oito anos que realiza dezenas de congressos, em Espanha e na América Latina, promove actividades educativas e formativas destinadas a jovens, e também desenvolve acções de voluntariado, local e internacional.

Esta Fundação é inspirada no testemunho de Nicholas Fortsmann, um bilionário americano que antes de morrer com cancro escreveu as suas reflexões finais sobre os valores que realmente importam na vida, como um legado para seus filhos, ao que chamou de “O que realmente importa”.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.