Devido aos festivais

Número de jovens com problemas auditivos aumenta

Este Verão, quando for aos festivais de música, tenha especial cuidado com os seus ouvidos. O número de jovens afectados por problemas auditivos devido à exposição prolongada a sons altos nos eventos de música tem vindo a aumentar, e está a criar uma nova geração de problemas auditivos.

“Há cada vez mais jovens que apresentam uma surdez neuro-sensorial, ou seja, uma surdez do ouvido interno ou nervo auditivo que, embora possa variar entre ligeira e profunda, é irreversível. É algo que tem vindo a aumentar entre os adolescentes e jovens adultos portugueses, pois sujeitam-se a níveis elevados de sons [acima de 85 decibéis (dB)], que podem levar à surdez”, refere Dulce Martins Paiva, directora-geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal.

Noel Gallagher, ex-Oasis e Chris Martim, vocalista dos Coldplay, são apenas alguns dos músicos que sofrem de tinnitus, que são zumbidos constantes, ocasionados por excesso de exposição a volumes sonoros muito altos, e que começa a ser visto já nos jovens que frequentam assiduamente festivais e discotecas.

Fonte: 
Diário Digital
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock